Ser Universitário - Faculdades autorizadas pelo MECHomeQuem SomosF.A.Q.ContatoImprensaParceiros & ApoioAnuncie AquiSiga o Ser Universitário por RSS

A expansão do "EU"

Coordenador de Projetos Especiais

Artigo escrito por Judson Santos

Data 07/05/2007

Amigos,

Peço a palavra para falar um pouco sobre a expansão do “eu”.

Acho que a pobreza ou riqueza está no espaço das relações. A experiência mais profunda do ser está na qualidade e na reciprocidade em vivenciar situação, ação, reação, inter-relação, multi-relação, enfim, expandir o próprio “eu” na exterioridade vivenciada dos fatos e da existência.

A expansão do próprio “eu” se dá especialmente na fase da adolescência, cuja fase é a da afirmação, inexistência do medo ou excesso de ousadia. E na caminhada à vida adulta, a inclusão (dos outros) em nossa vida aponta para um enriquecimento do próprio “eu”. Até mesmo a inclusão de pessoas consideradas “negativas” também enriquecem de alguma forma. Se bem que, geralmente, nesta inclusão “negativa” segue-se a exclusão natural nas relações.

Mas, o que importa mesmo na expansão do “eu” e nas multi-dimensões das relações é que sempre aprendemos, sempre crescemos e, existindo... Somos!

Ser é um passo a mais que existir. Assim, “ser-com” é melhor que “existir-sem”.

Professor Judson Santos.

Comentários & opiniões
Comente, participe!

Todos os campos são obrigatórios, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM,
serão removidos sem aviso prévio.
2 comentário(s) realizado(s) até o momento
fátima regina
SER
25/08/2011
Entendo que a expansão do se dá de encontro ao outro. o Outro deve dificar o eu para que ele expanda-se
Marcelo Siqueira
"Comunicação é a Essência da Vida"
26/07/2007
Olá Judson!

Eu acho extremamente necessário o relacionamento interpessoal, somente assim conseguimos sair do nosso "mundinho" para expandir os horizontes, o ser-humano que não se relaciona vira um bicho-do-mato, isso pode prejudicar na vida inteira dele, desde a procura de um parceiro para a vida, como também numa entrevista de emprego ou numa dinâmica de grupo, que hoje é normal as empresas fazerem pra conhecer o candidato.

Assim sendo existe aquele velho ditado:
"Quem não se comunica se trumbica!"

Um abraço a todos!

Marcelo Siqueira

Judson Santos

Judson Santos - Coordenador de Projetos Especiais