Ser Universitário - Faculdades autorizadas pelo MECHomeQuem SomosF.A.Q.ContatoImprensaParceiros & ApoioAnuncie AquiSiga o Ser Universitário por RSS

Ano Novo, de novo !

História, Filosofia e Gestão Escolar

Artigo escrito por Marcos Sérgio da Silva

Data 09/01/2012


"... Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,

a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.


Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.”

Carlos Drumond de Andrade 


Eita ! As festas acabaram e já entramos na lida dos dias de 2012.

Antes, como de praxe em cada fim de ano, “fechamos para balanço”, ou fizemos nossa “retrospectiva”, avaliando o que foi bom e o que poderia ter sido melhor. Ponderamos novos sonhos, renovamos esperanças, lançamos novos desafios ...

No entanto, a rotina dos dias nos traz o perigo de esquecermos das boas promessas que fazemos no início dessa nova etapa: “nesse ano estarei mais com a família”, “vou pegar firme na dieta”, “vou rever alguns amigos”, “vou terminar ou começar aquele curso”... Compromissos emocionados, determinados.

Então, por que tendemos a chegar todo fim de ano sem cumprir a maioria deles ?

Porque, porque, porque ... promessas e intenções não são atitudes,
oras !

Podemos fazer dezenas de promessas mas, sem as atitudes para concretizá-las, elas serão somente pensamentos, escritas e/ou palavras. Ao vento...

Um dos equívocos mais comuns que podem acontecer é a confusão entre desejo e vontade. A maioria de nós apenas deseja. Alguns, desejam até imensamente ! Mas desejo é algo apenas potencial. Sem o exercício da vontade, o desejo não se realiza. Desejo é um estado da mente e está ligado a expectativas. Vontade é um atributo da mente e está ligada a atitudes.

Nossos votos, promessas e metas são expressões de nossos desejos, demonstram o que queremos em potencial. Porém, se o seu “querer” estiver só na esfera do desejo, ele pode não se realizar. Somente a atitude materializa esse querer.

Quantas vezes vemos pessoas que buscam a felicidade, mas não percebem que suas atitudes e escolhas estão justamente no sentido contrário à felicidade que buscam ...

Aos invés de fugirmos das responsabilidades que assumimos com nossas promessas, que tal aproveitarmos esse começo de ano para começar a cumpri-las ?

Três chaves que podem nos ajudar nisso : abandonar, manter e adquirir.

Abandonar : as atitudes que nos afastam da realização nossos objetivos.

Manter : as atitudes necessárias para alcançá-los, pelo tempo necessário para surtir efeito e trazer os resultados.

Adquirir : os conhecimentos e adotar posturas que nos faltam para alcançarmos nossas metas. Para a aquisição de algumas competências não podemos ser imediatistas; precisamos manter os esforços por tempo suficiente para sedimentar nossas conquistas.

A melhor versão do futuro que teremos é a versão que conseguiremos construir de nós mesmos. Abandonar, manter e adquirir são três grandes ferramentas para que, no final de 2012, não nos encontremos frustrados por não termos cumprido as promessas e votos que fizemos. Xô receio, Xô preguiça ! Um Ano Novo Feliz pra você, repleto de atitudes !






 

Comentários & opiniões
Comente, participe!


   
Todos os campos são obrigatórios, seu e-mail não será exibido!
Comentários que forem considerados ofensivos ou SPAM, 
serão removidos sem aviso prévio.
0 comentário(s) realizado(s) até o momento


Marcos Sérgio da Silva

Marcos Sérgio da Silva - História, Filosofia e Gestão Escolar

Licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia, Tecnólogo em Marketing e pós-graduado em Gestão Universitária. Diretor Administrativo do Centro Universitário Salesiano de 2000-2005. Secretário Municipal da Infância, Juventude e Cidadania de Lorena (2004-2005), Diretor da ONG PROVIM (Programa Vida Melhor), ligada à Rede Salesiana de Ação Social. Atualmente é diretor do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Oratório) na cidade de Cruzeiro, SP. Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Educação.
Outras informações
Desde 20/11/2009
6 artigo(s) escrito(s)
7478 acessos em artigos
 



Gostou do SU? Divulgue!

MEC - Faculdades Autorizadas
Cole o código em seu site
O que esta rolando no twitter...
Apoio
Faculdade Impacta Tecnologia

 
Gestão Jovem

 
Botao Unifeso
CampanhaUnisalVestibular
Clique para fechar/abrir
 
 
Rede YouCan
Quem somos

Curta e Compartilhe
Curta nossa página
© Copyright 2006 / 2011, Ser Universitário.    Web Hosting