Leo Ar
Ser Universitario
 

Agronegócios (tecnologia)

Untitled Document

Resumo do Curso

O profissional em agronegócios deverá atuar em atividades de produção vegetal e animal, nos processos de gestão de pessoas, recursos de transporte tanto no âmbito nacional como internacional, finanças etc. Além disso, setores como os de logística e transformação também deverão ser atendidos por esses profissionais, visando a qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social nos vários segmentos da economia.

Atuando nos mais diversos setores dos sistemas agroindustriais, o tecnólogo em agronegócios estará apto a prestar serviços de assessoria e consultoria, contemplando uma visão empreendedora necessária ao panorama globalizado deste início de século.

O agronegócio brasileiro é responsável por 33% do PIB (Produto Interno Bruto), 42% das exportações e 37% dos empregos do país. Uma atividade que envolve tantos números positivos só poderia ser considerada o setor mais importante da economia do Brasil.

Esse setor envolve uma rede de outras atividades, que começam na produção de insumos e sementes, passam pelas fazendas, empresas de maquinários agrícolas e terminam nas indústrias, exportadoras e atacadistas.

O curso superior de Tecnologia em Agronegócio (ou Agropecuária e Agronegócio; Gestão de Agronegócios e Agroindústria, entre outros) forma profissionais capazes de administrar o caminho que a produção das empresas rurais faz desde a primeira até a última etapa. Ele é o “administrador rural”, a pessoa que faz o planejamento e o acompanhamento das atividades de uma propriedade rural (no âmbito dos negócios).

Para tanto, esse profissional tem de dominar técnicas do agrobusiness (o negócio da agricultura e da pecuária), estar atento às novas tecnologias do setor rural e, assim, aumentar a eficiência daquela empresa rural no mercado.

Atividades

Outras competências do tecnólogo em Agronegócio:
- Definição das necessidades da lavoura e dos rebanhos (insumos, serviços e alimentos);
- Análise e descoberta de novos mercados;
- Capacitação em economia, finanças, contabilidade, mercado, administração e aplicação de técnicas modernas de gerenciamento;
- Gerenciamento do trabalho dos demais funcionários da empresa rural;
- Identificação de alternativas de captação de recursos;
- Promoção do equilíbrio entre produtividade e preservação dos recursos naturais;
- Gerenciamento do beneficiamento, da logística e comercialização dos produtos rurais;
- Reconhecimento dos problemas da cadeia agroindustrial e procura de soluções (pensamento estratégico).

Mercado de Trabalho

O profissional em Agronegócio deve estar sempre preparado para a imprevisibilidade, pois lida em primeiro lugar com o poder da natureza de nos dar alimentos e sustento.

O mercado de trabalho para este tecnólogo é amplo e está aquecido. A economia da agricultura e da pecuária no Brasil só cresceu nos últimos anos aumentando assim as oportunidades de emprego em pequenas propriedades rurais que querem se modernizar, assim como as grandes fazendas e as indústrias e outras atividades que fazem parte da cadeia econômica do agrobusiness.

O Curso

O curso tem em média 3 anos de duração e, além das disciplinas básicas de biologia, máquinas agrícolas, insumos, irrigação e drenagem, o estudante aprenderá também sobre administração, economia e noções de gestão.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso