Automação de escritório e secretariado (tecnologia)

Resumo do Curso

Automação de escritório é um conceito que envolve o uso de equipamentos de informática e softwares para criar, coletar, armazenar, manipular e retransmitir digitalmente informações necessárias para a realização de tarefas e cumprimento de objetivos em um escritório (local de trabalho). Armazenamento de dados brutos, transferências eletrônicas e gerenciamento eletrônico de informações de negócios consistem nas atividades básicas de um sistema de automação de escritório. A automação de escritório ajuda a otimizar e automatizar procedimentos administrativos existentes.

A espinha dorsal da automação de escritório é a LAN, a qual permite que os usuários transmitam dados, correspondência e até voz através da rede. Todas as tarefas realizadas em um escritório, inclusive ditado, digitação, preenchimento de formulários, cópia, transmissão e recepção de fax e telex, gerenciamento de microfilmes e registros, uso de telefone e PABX recaem nesta categoria. A expressão "automação de escritório" (office automation em inglês) era uma expressão popular nos anos 1970 e anos 1980, antes que o computador pessoal entrasse em cena.

Secretariado é o conjunto de assessores diretos de uma determinada pessoa que ocupa um cargo de grande importância e complexidade em uma administração pública ou privada.

O profissional de Secretariado Executivo Bilingue é gerenciador de informações e serviços, assessor qualificado, fluente em dois idiomas, hábil comunicador, conhecedor de informática avançada, organizado, ativo e discreto.

O tecnólogo em Automação de Escritórios e Secretariado planeja, organiza, dirige e controla serviços de secretaria, principalmente em ambientes automatizados.
Assiste e assessora executivos da empresa.
Utiliza tecnologias inerentes à organização de uma secretaria, tais como informática, microfilmagem, etc.
Coleta informações para a execução de seu trabalho redige textos profissionais especializados, inclusive em língua estrangeira, utilizando os recursos de computadores.
Interpreta e sintetiza textos e documentos, traduz para o idioma estrangeiro e vice-versa.
Aplica conhecimentos protocolares e planeja, dirige e controla os processos de comunicação da empresa.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Empresas industriais, comerciais, hospitais, clínicas, escritórios de assessoria e consultoria, clubes.

Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso