Leo Ar
Ser Universitario
 

Ciências Biológicas

Resumo do curso

Biologia é a Ciência que estuda os seres vivos. Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional, tanto intraespecíficamente quanto interespecíficamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. O estudo destas dinâmicas ao longo do tempo é chamado, de forma geral, de biologia evolutiva e contempla o estudo da origem das espécies e populações, bem como das unidades hereditárias mendelianas, os genes. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.

A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular, no que se refere à célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia. A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.

Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda as bases da hereditariedade e da variação entre indivíduos. A etologia estuda o comportamento dos indivíduos. A genética populacional estuda a dinâmica dos alelos nas população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies. As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e as origens de tais interações pela biologia evolutiva. Uma nova área, altamente especulativa, a astrobiologia (ou xenobiologia) estuda a possibilidade de vida para lá do nosso planeta. A biologia clínica constitui a área especializada da biologia profissional, para Diagnose em saúde e qualidade de vida, dos processos orgânicos eticamente consagrados.

De uma forma mais geral, os ramos da Biologia são:

Zoologia

Botânica

Microbiologia

Micologia

Bacteriologia

Virologia

Citologia ou Biologia Celular

Genética

Biologia Molecular

Sistemática

Biologia Evolutiva

Fisiologia

Ecologia

Biologia de Sistemas

Biologia da Conservação

Bioética

Biologia do Desenvolvimento

Histologia

Etologia

Imunologia

Biotecnologia

Paleontologia

Etnobiologia

Profissional / Mercado de Trabalho

Instituições públicas dedicadas às questões ambientais, como Ibama, Inea, secretarias de meio ambiente estaduais e municipais, jardins zoológicos e jardins botânicos. Na área da saúde, atua em hospitais, laboratórios de pesquisa genética e biotecnológica, laboratórios de análises clínicas, laboratórios farmacêuticos e empresas de controle de pragas e vetores. O biólogo também é empregado por universidades, empresas de consultoria ambiental, grandes empresas privadas com preocupações ambientais e ONGs ambientais e voltadas para a saúde humana.

 


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
InstituiçãoCentro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO
Websitehttp://www.unifeso.edu.br
E-mail
Cidade / UFTERESOPOLIS / RJ
ClassificaçãoParticular
21 2641-7000
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
InstituiçãoUniversidade São Judas Tadeu - USJT
Websitehttp://www.usjt.br
E-mail
Cidade / UFSão Paulo / SP
ClassificaçãoParticular
11 2799-1677