Leo Ar
Ser Universitario
 

Ciências biológicas - biofísica

Resumo do Curso

Áreas de concentração:

  • Biotecnologia
  • Bioinformática
  • Biologia Estrutural
  • Toxicologia Ambiental
  • Biologia de Sistemas

Conselho Profissional

Os graduados serão registrados no CRB (Conselho Regional de Biologia, 2ª região), agregando uma categoria de Biólogos com formação diferenciada, voltada tanto para a pesquisa científica quanto a inovação tecnológica.

Justificativa:

Na maoria das Universidades Brasileiras, a integração com o setor produtivo do país é um desafio nem sempre bem suscedido ou em estágio embrionário em muitos casos. Na UFRJ Cidade Universitária essa integração entre Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) está sedimentada desde a fundação do Polo, sendo um de seus pilares. O Curso de Biofísica da Unidade do Fundaão fornece uma diversificada formação que abrange as áreas tradicionais da Biologia como Biologia Tecidual, Bioquímica, Genética, Fisiologia, Ecologia e Microbiologia e, de maneira inovadora, novas áreas correlacionadas tais como Biotecnologia, Biologia de Sistemas, Bioinformática, Biologia Estrutural e Toxicologia Ambiental. Para isso, é dada aos estudantes uma diferenciada formação básica em Matemática e Física. Essa formação permite que os profisionais formados estejam aptos e qualificados tanto para atuar no Setor Produtivo do país, atuando em empresas de alta tecnologia, quanto para dar proseguimento às suas carreiras em Pesquisa ou Desenvolvimento Tecnológico realizando pós-graduação tanto em Universidades ou Centros de Pesquisa.

Perfil do profissional:

O profissional formado deverá ser capaz de:

  • Dominar conhecimentos básicos na área de ciências biológicas, identificando nas leis físicas as relações de causa e efeito que regem processos celulares, bioquímicos e sistêmicos;
  • Aplicar os conceitos apreendido produção de software ou instrumentos de análise, medida
  • Aplicar os conceitos apreendidos para desenvolvimento de produto ou processo tecnológico a partir de modelos biológicos(contato com setor empresarial);
  • Desenvolver projetos de pesquisa básica ou aplicada nas áreas de formação

O Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Biofísica da UFRJ/Xerém tem duração de oito semestres em caráter integral, sendo cinco destinados ao Ciclo Básico e três ao Ciclo Avançado. A Grade Curricular no Ciclo Básico prevê realização de disciplinas de Estágio Rotativo do 2º ao 5º semestres do Ciclo Básico:

Ciclos Básico (2,5 anos) e Avançado (1,5 ano incluindo trabalho de fim de curso)

No Ciclo Avançado, além das disciplinas obrigatórias, o aluno poderá destinar um percentual da carga horária semestral para disciplinas optativas. Esses estágios rotativos deverão ser realizados nos laboratórios da UFRJ na Ilha do Fundão. Os alunos com bom desempenho terão a possibilidade de realizar pesquisa científica com bolsas de estudos dos orgãos de formento federais ou estaduais. Ao final do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia de conclusão de curso, onde terá a oportunidade de apresentar os resultados da pesquisa realizada durante o curso.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso