Leo Ar
Ser Universitario
 

Ciências da Terra (ou geociências)

Resumo do curso

Ciências da Terra (ou Geociências), é um termo abrangente aplicado às ciências relacionadas com o estudo do planeta Terra. Existem abordagens reducionistas e holísticas relativamente às ciências da Terra. As principais disciplinas historicamente aplicam conhecimentos de física, geografia, matemática, química e biologia de modo a construir um conhecimento quantitativo das principais áreas ou esferas do sistema Terra.

As esferas da Terra

  • Geologia - estuda a constituição e a história do desenvolvimento das partes rochosas da crusta (ou litosfera). Como subdisciplinas principais temos: a mineralogia e petrologia, geoquímica, geomorfologia, paleontologia, estratigrafia e sedimentologia.
  • Geofísica e Geodésia: estudam a forma da Terra, a sua reação a forças e os seus campos potenciais (magnético e gravítico). Os geofísicos estudam também o núcleo e o manto da Terra bem como depósitos minerais; os geodesistas o movimento das estrelas e satélites.
  • Ciências do solo - debruçam-se sobre a camada mais exterior da crosta terrestre que é submetida a processos que levam à formação de solo (ou pedosfera). As subdisciplinas principais são a pedologia e a edafologia.
  • Oceanografia , Hidrologia e Limnologia - descrevem os domínios da água salgada e da água doce respectivamente (que compõem a hidrosfera). As principais disciplinas são a hidrogeologia e a oceanografia biológica, física e química. Na estrutura da UIGG estão associadas à geofísica, exceptuando as especialidades químicas e biológicas.
  • Glaciologia - refere-se ao estudo das zonas da Terra cobertas por gelo (ou criosfera).
  • Ciências da Atmosfera - estudam as zonas gasosas da Terra (atmosfera) situadas entre a superfície e a exosfera. As subdisciplinas principais são a meteorologia, climatologia e aeronomia.
  • Geografia relaciona as diversas esferas da Terra no intuito de compreender o espaço, que é seu objeto de estudo, tem como intuito compreender as interações existentes entre todos os elementos do local, para entre outras finalidades interpretar a paisagem regional e global, o específico e o todo, de um determinado Espaço. A Geografia pode ser vista como ciência humana pois relaciona o homen com a natureza, e também é vista como ciência natural pois tem como objeto de estudo o Espaço,entendido como o espaço concreto da superfície terrestre.

Campos de estudo

  • Biogeoquímica - estuda o movimento dos elementos entre as várias esferas, mediado por processos biológicos e geológicos e , sobretudo, a sua distribuição e os seus fluxos entre reservatórios.
  • Mineralogia e Física dos minerais - tratam dos minerais que constituem as rochas à escala atómica, como parte integrante dos sistemas geológicos e cada vez mais tendo em vista as suas aplicações tecnológicas (por exemplo como catalisadores ou aproveitando as suas propriedades (ferroeléctricas); nesta última área ocorre uma grande sobreposição com a física do estado sólido, química dos cristais e ciência dos materiais.
  • Paleoceanografia e Paleoclimatologia - usam as propriedades dos sedimentos, amostras de gelo antigo e de materiais biológicos para inferir das características dos oceanos, clima e atmosfera no passado.
  • Meteorologia - descreve, explica e prevê o tempo baseando-se principalmente na interacção entre oceanos e atmosfera.
  • Climatologia - descreve e explica o clima em termos das interaccções entre as várias esferas (litosfera, pedosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera).
  • Química atmosférica - descreve, explica e prevê a composição química da atmosfera tendo em conta sobretudo as interacções entre a atmosfera, oceanos, biosfera e efeitos produzidos pelo Homem.

Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso