Leo Ar
Ser Universitario

Educador em geociências e meio ambiente

Resumo do Curso

Ao optar por esta profissão, você terá por finalidade formar um novo tipo de educador para atuação no ensino formal e, também no ensino não formal, ou seja, não escolar. Este profissional receberá formação pedagógica e na área de ciências, com ênfase para as ciências geológicas, o que lhe permite abordar as questões ambientais com enfoque para o meio físico. A partir desse conhecimento, este profissional entende como se aplica esses conhecimentos para suprir a humanidade de recursos hídrico (água subterrânea), minerais e energéticos e a importância do uso destes com planejamento e cuidados ambientais. O eixo principal dessa formação é a compreensão do funcionamento do planeta e das relações entre a história da Terra e da vida.

OCUPAÇÕES

Lecionar: colégios de nível Fundamental e Médio. Trabalhar em museus. Unidades de conservação. Empresas de ecoturismo.
Centros de educação ambiental: principalmente ligados a empresas de mineração.
Sistemas de gestão ambiental: fazer a interlocução entre a empresa e a sociedade, nos aspectos relacionados com o meio ambiente.

PERFIL

Disposição para desenvolver estudos em física, química, matemática e geografia. Boa visão. Capacidade de analisar e interpretar imagens e dados em fotografias. Saber trabalhar com mapas. Interesse pelo formato das rochas, da vegetação e da topografia. Facilidade de comunicação. Saber trabalhar em equipe. Sociabilidade. Observação. Curiosidade. Capacidade de agir sob pressão. Interesse por questões sociais.

ALGUMAS MATÉRIAS

Introdução à Educação Ambiental com ênfase nas geociências. Matemática para geociências. Introdução aos Estudos da Educação. Fundamentos da Mecânica. Química Básica. Biologia Evolutiva. Computação. Ecologia. Língua Portuguesa. Introdução aos Estudos da Educação. Política e Organização da Educação Básica no Brasil.

UNIVERSITÁRIOS

Educador em Geociências. Duração média: 4 anos.

TECNOLÓGICOS

Gestão Ambiental; Saneamento Ambiental. Duração média: 2 anos.

TÉCNICOS

Ambiental; Controle Ambiental; Ecologia e Meio Ambiente; Gestão Ambiental; Gestão Ambiental e Industrial; Gestão Ambiental Urbana; Idrologia; Meio Ambiente; Monitoramento e Controle Ambiental; Recursos Hídricos; Recursos Naturais; Saneamento Ambiental; Tecnologia Ambiental; Tratamento de Resíduos Industriais.

Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso