Leo Ar
Ser Universitario
 

Enfermagem

Resumo do Curso

Enfermagem é a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas.O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe
multiprofi ssional (com médicos, nutricionistas e psicólogos, entre outros). É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profi ssional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. Se seguir carreira acadêmica, pode desenvolver pesquisas e trabalhos científicos.

Mercado de Trabalho

Dos 6.750 hospitais no Brasil, 4.612 são privados, segundo o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde. Diante desse quadro, os principais empregadores dos enfermeiros nas metrópoles são os hospitais particulares. "As instituições privadas têm aberto novas unidades e investido em atendimento e procedimentos especializados, como transplantes de órgãos", afi rma Marco Antônio Gomes Brandão, coordenador da graduação da UFRJ. Algumas áreas mais aquecidas são geriatria, dermatologia e oncologia. Há também a possibilidade de o egresso atuar em home care, seja via planos de saúde, seja por conta própria, prestando atendimento a idosos e pessoas com necessidades especiais. A expansão do Programa Saúde da Família (PSF), do governo federal, também favorece o mercado de trabalho para os enfermeiros, pois cada equipe do programa tem de contar com, no mínimo, um profissional da área. Aumentam as possibilidades para esse profi ssional atuar em gestão, como gerente de novos projetos, tais como abertura de alas hospitalares, implantação de novos protocolos dentro de clínicas e hospitais ou até treinamento de equipes para manuseio de equipamentos. Sul e Sudeste concentram a maior parte dos hospitais - e a maioria das vagas. As demais regiões do país têm carência desse profi ssional, tanto para atuar no setor público quanto no privado. A auditoria é outro setor que vem crescendo e necessitando de profissionais de enfermagem que saibam relacionar custos e benefícios de medicamentos e equipamentos hospitalares.

O curso

Diretrizes estabelecidas pelo MEC propuseram que a formação na graduação passasse a ter um caráter mais generalista, voltado para as necessidades de atenção primária, que é o trabalho do enfermeiro em ambulatórios, prontos-socorros e postos de saúde. O início do curso é marcado por disciplinas básicas da área das ciências biológicas, como anatomia, microbiologia, citologia, histologia e parasitologia. Também há matérias de administração e fundamentos de psicologia e de sociologia. Gradativamente, o aluno conhece os procedimentos técnicos e, no segundo ano, começa a atender pacientes e a cuidar de enfermarias. O estágio é obrigatório, sempre supervisionado por enfermeiros e professores. No fim do curso é exigido um trabalho de conclusão. Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Enf. (ênf. em saúde públ.); Enf. e Obstetrícia.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Anhanguera
InstituiçãoFaculdade Anhanguera de Jundiaí
Websitehttp://www.unianhanguera.edu.br
E-mail
Cidade / UFJundiaí / SP
ClassificaçãoParticular
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Faculdade de Jaguariúna
InstituiçãoFAJ - Faculdade de Jaguariúna
Websitehttp://www.faj.br
E-mail
Cidade / UFJaguariúna / SP
ClassificaçãoParticular
0800 775 55 55
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
InstituiçãoCentro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO
Websitehttp://www.unifeso.edu.br
E-mail
Cidade / UFTERESOPOLIS / RJ
ClassificaçãoParticular
21 2641-7000