Leo Ar
Ser Universitario
 

Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo do Curso

O engenheiro agrônomo (português brasileiro) ou engenheiro agrónomo (português europeu) é um profissional com capacidade de realizar análise científica, de identificar e resolver problemas, preocupar-se com atualização permanente de conhecimentos e de tomar decisões com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários e agro-industriais sempre se preocupando com os aspectos sociais e de sustentabilidade.

O conteúdo profissional essencial, é composto de matérias destinadas a caracterização da identidade profissional Agropecuária. Além disso, o profissional conta com matérias de conteúdos profissionais específicos.

O Engenheiro Agrônomo possui grande conhecimento de biologia vegetal, química, bioquímica, solos, interação entre a planta e o solo, manejo de plantas e animais, zoonoses, controle de pragas agrícolas e urbanas, além de noções gerais de Engenharia Agrícola, Florestal, Zootecnia e demais áreas correlatas.

Devido às primórdias economias brasileiras beasearem-se em cultivo extensivo agrícola, é considerado o profissional mais antigo e tradicional do setor.

O estudante de Engenharia Agronômica deve ter ciência que ao entrar na faculdade se deparará com problemas intelectuais. A faculdade exige muitos conhecimentos matemáticos, cobrando cálculos tradicionais de engenharia como Cálculo 1, Cálculo 2 e Cálculo 3(diferenciais, integrais, derivados), além de exigir mais ainda conhecimentos Químicos, muita Química mesmo. É uma faculdade difícil que exige muitos conhecimentos científicos do aluno. Mas ao aluno se formar terá conhecimentos avançadíssimos da sua área (industrial, agronegócio, etc), com sólidos conhecimentos Químicos e Matemáticos, se tornando assim um Engenheiro Agrônomo.

Agronomia

As Ciências Agrícolas produzem as pesquisas e desenvolvem as técnicas que melhoram os resultados da agricultura como, por exemplo, manejo de irrigação, quantidade ótima de fertilizantes, maximização da produção em termos de quantidade, melhoria da qualidade do produto, seleção de variedades resistentes a seca, doenças e pragas, desenvolvimento de novos agrotóxicos, modelos de simulação de crescimento de colheita, técnicas de cultura de células in vitro. Elas estudam também a transformação de produtos primários em produtos finais de consumo como por exemplo a produção, preservação e embalagem de produtos lácteos e a prevenção e correção de efeitos adversos ao ambiente (e g., degradação do solo e da água), ou seja, estuda a interação do complexo homem, planta, animais, solo, clima, causa e efeito.

As pesquisas agronômicas, mais que as de outros campos, estão fortemente relacionadas ao local em que são realizadas. Fato semelhante ocorre com as técnicas derivadas dessas pesquisas.

Assim, esse campo pode ser considerado uma ciência de eco-regiões porque está ligado a características locais de solo e clima que nunca são exatamente iguais nos diferentes lugares geográficos. Os sistemas agrícolas de produção devem levar em conta características como clima, local, solo e variedades de plantas e animais de produção que precisam ser estudados a nível local. Outros sentem que é necessário entender os sistemas de produção de uma forma generalizada de maneira que o conhecimento obtido possa ser aplicado ao maior número de locais possíveis.

Os Agrônomos atuam de forma eclética e integrada nas atividades rurais, como horticultura, zootecnia, engenharia rural, economia, sociologia e antropologia rurais, ecologia agrícola, etc.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
POLICAMP - Faculdade Politécnica de Campinas
InstituiçãoFaculdade Politécnica de Campinas - POLICAMP
Websitehttp://www.policamp.edu.br
E-mail
Cidade / UFCampinas / SP
ClassificaçãoParticular
0800 772 62 62
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Faculdade de Jaguariúna
InstituiçãoFAJ - Faculdade de Jaguariúna
Websitehttp://www.faj.br
E-mail
Cidade / UFJaguariúna / SP
ClassificaçãoParticular
0800 775 55 55
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Unisal Centro Universitário Salesiano de São Paulo
InstituiçãoCentro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL
Websitehttp://www.unisal.br
E-mail
Cidade / UFLorena / SP
ClassificaçãoParticular
0800 77 12345
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
InstituiçãoCentro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO
Websitehttp://www.unifeso.edu.br
E-mail
Cidade / UFTERESOPOLIS / RJ
ClassificaçãoParticular
21 2641-7000