Leo Ar
Ser Universitario
 

Engenharia civil

Resumo do Curso

Engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta e executa obras como pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária.

Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. A Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos vários divisões, como a elétrica, mecânica, química, entre outras. Em alguns poucos países, como a Bélgica e a Alemanha, o termo engenharia civil ainda é usado no seu sentido lato original, agrupando várias especialidades entre as quais a de construção de obras que é designada engenharia de construção.

O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas) . Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor. A Engenharia civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura.

Por possibilitar uma ampla variedade de atuação profissional, a Engenharia civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que estes que se dediquem à boa formação acadêmica tenham sucesso posteriormente, na sua carreira.

Formação Acadêmica

Para a atividade, um estudante tem de adquirir conhecimentos teóricos e práticos em estruturas, estradas e transportes, hidráulica e saneamento, geotecnia e materiais, também o conhecimento de todas as exigências legais e de segurança. O estágio é fundamental para que o aprendiz entre em contato com a realidade técnica de seu futuro local de atuação profissional. O curso de graduação é normalmente desenvolvido em cinco anos, ou muitas vezes onze semestres.

O profissional de Engenharia Civil pode exercer suas atividades em:

  • Área técnica, como na elaboração de projetos;
  • Área gerencial, como execução de obra, gestão de empresas ou departamentos de grandes empresas voltadas à construção civil, ou não;
  • Área financeira, como gestão de carteiras de clientes corporativos (empresas) em bancos ou instituições financeiras.

É desenvolvida em empresas de projeto e de consultoria, construtoras, empresas governamentais, instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas.

Durante a graduação, além de estágios em obras, é sugerido cursos de atualização, participação em eventos e congressos técnicos. A pós-graduação, hoje em dia, é considerada quase uma exigência para o mercado de trabalho.

Em Portugal, a estrutura curricular é semelhante, podendo um aluno optar por uma Universidade ou um Instituto Politécnico. Caso opte por uma Universidade o plano de estudos é de 5 anos, podendo optar por regra no seu último ano por uma especialização numa determinada área de engenharia, obtendo assim o grau de Engenheiro Civil Licenciado. No caso dos Politécnicos, a estrutura é Bi-etápica, sendo que os 3 primeiros anos correspondem ao grau de Bacharel e os outros dois à Licenciatura, pelo que obterá o grau de Engenheiro Técnico Civil. Para poder exercer a sua profissão, o recém formado engenheiro deverá efetuar a sua inscrição numa associação de direito público que lhe confira direitos de exercer a sua profissão.

A Ordem dos Engenheiros permite a entrada direta a Licenciados em Engenharia Civil das Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Braga, Vila Real e Beira Interior. Aos licenciados nas outras instituições é permitida a inscrição mediante a aprovação num exame anual.

A Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos permite a inscrição de qualquer bacharel ou licenciado proveniente de um par Escola/Curso registado na ANET ou, como alternativa, obtendo o parecer favorável do Conselho da Profissão - ambos os casos obrigam à aprovação num estágio profissional a realizar.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Anhanguera
InstituiçãoFaculdade Anhanguera de Jundiaí
Websitehttp://www.unianhanguera.edu.br
E-mail
Cidade / UFJundiaí / SP
ClassificaçãoParticular
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
InstituiçãoUniversidade São Judas Tadeu - USJT
Websitehttp://www.usjt.br
E-mail
Cidade / UFSão Paulo / SP
ClassificaçãoParticular
11 2799-1677