Leo Ar
Ser Universitario
 

Engenharia da qualidade

Resumo do Curso

A Engenharia da Qualidade (Método Taguchi) é um método que otimiza a funcionalidade e os custos globais (tanto do produtor quanto do cliente) combinando técnicas de projeto de experimentos, análise funcional e tecnologia de controle.

A engenharia da qualidade é o conjunto das técnicas e procedimentos para estabelecer critérios e medidas da qualidade de um produto, identificar produtos que não estejam conformes a tais critérios, evitando que cheguem ao mercado, e acompanhar o processo de produção, identificando e eliminando as causas que levaram a nãoconformidades. O enfoque tradicional da engenharia da qualidade enfatiza o controle, seja através de inspeções de produto, seja através do controle do processo. Já uma visão mais moderna preocupa-se com as ações preventivas que possam garantir que a qualidade será alcançada, usando o controle apenas como apoio, quando for indispensável, em um contexto de gestão total da qualidade, estendida a todas as atividades da empresa.

Projeto de experimento é um assunto especializado que visa medir os efeitos de variáveis do processo ou do produto por meio da realização de experimentos. Um experimento é um procedimento no qual são feitas alterações propositais nas variáveis de modo que se possa avaliar as possíveis alterações nas respostas ou resultados. Um projeto de experimentos consiste de uma sequência de experimentos em que são feitas alterações simultâneas em diversas variáveis segundo um arranjo ortogonal, possibilitando com relativamente poucos experimentos medir com precisão o efeito de várias variáveis.

O Método Taguchi usa uma combinação de métodos de engenharia e de estatística para alcançar melhorias rápidas na qualidade e no custo através da otimização do design do produto e do processo de produção. O Método Taguchi relaciona qualidade e custos como nenhum outro. Procura também desenvolver a compreensão do balanço de energia do processo. Tem ganhado aceitação mundial por parte de empresas líderes em qualidade em todo o mundo.

A diferença principal do Método Taguchi e projetos de experimentos clássicos é a ênfase no estudo das respostas dos experimentos. Taguchi utiliza diferentes transformadas das respostas dos experimentos para interpretar os experimentos.

A engenharia da qualidade passa hoje por um período de síntese. Nos anos 90, por exemplo, a certificação de fornecedores pelos critérios da ISO-9000 generalizou-se, dando origem a normas específicas de determinadas indústrias, a exemplo da indústria automotiva norte-americana, que criou as normas QS-9000. A mesma tendência pode ser observada para outras práticas da qualidade, o que vem levando a uma compreensão mais uniforme dos conceitos de sistema da qualidade e de gestão total da qualidade nos diversos países.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Anhanguera
InstituiçãoFaculdade Anhanguera de Jundiaí
Websitehttp://www.unianhanguera.edu.br
E-mail
Cidade / UFJundiaí / SP
ClassificaçãoParticular
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Universidade Anhembi Morumbi
InstituiçãoUniversidade Anhembi Morumbi
Websitehttp://www.anhembi.br
E-mail
Cidade / UFSão Paulo / SP
ClassificaçãoParticular
0800 015 9020