Leo Ar
Ser Universitario
 

Engenharia de controle e automação Mecatrônica

Resumo do Curso

Engenharia de controle e automação PB ou engenharia de controlo e automação PE, comumente chamada de "mecatrônica", é a área dentro da engenharia voltada ao controle de processos industriais utilizando-se para isso de elementos sensores, elementos atuadores, sistemas de controle, Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados e outros métodos que utilizem os recursos da eletrônica, da mecânica e da informática.

A Engenharia de Controle e Automação une os princípios de mecânica, eletrônica e computação que combinados geram um sistema mais simples, econômico, confiável e versátil. Baseia-se na modelagem geográfica de sistemas de diversas naturezas, analisando o seu comportamento dinâmico, e usando a teoria de controle para calcular os parâmetros de um controlador que faça o sistema evoluir da forma desejada, e adaptativa às mudanças dos principais elementos sob controle.

A Engenharia de Controle e Automação se concentra, acima de tudo, na automação de uma planta, que é fazer um processo manual tornar semi-automático ou totalmente automático. A automação é completa quando toda uma linha de produção funciona do começo ao fim sem a intervenção humana, agindo apenas pelo controle das próprias máquinas e controladores. Para obter a automação de um sistema é necessário conseguir uma visão global do processo produtivo, o que faz o profissional da área usar informações que relacionem áreas de conhecimento distintas, como é o caso da mecânica, da elétrica e da ciência da computação.

Esta relação entre elétrica, mecânica e ciência da computação também é conhecida como Mecatrônica, que para a educação em nível superior, no Brasil, é reconhecida pelo Ministério da Educação como Engenharia de Controle e Automação.

O termo Automação refere-se ao uso de tecnologia para facilitar o trabalho do ser humano ou estender sua capacidade física e mental.

O Controle utiliza teorias para calcular parâmetros de um controlador que faça o sistema evoluir da forma desejada e adaptativa às mudanças dos principais elementos sob controle. O engenheiro tem por objetivo tornar um sistema ou processo não-automático em semi-automático ou totalmente automático. Um sistema é considerado totalmente automático quando toda a linha de produção funciona do começo ao fim sem a intervenção humana, agindo apenas pelo controle das próprias máquinas e controladores. Um robô industrial é um ótimo exemplo de sistema de controle e automação que inclui aspectos de eletrônica, computação e mecânica nos trabalhos do dia-a-dia.

A figura ao lado é possível observar esta relação, e em especial a intercessão entre a mecânica, a ciência da computação e a elétrica - neste caso dividida em eletrônica e controle.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Anhanguera
InstituiçãoFaculdade Anhanguera de Jundiaí
Websitehttp://www.unianhanguera.edu.br
E-mail
Cidade / UFJundiaí / SP
ClassificaçãoParticular
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
POLICAMP - Faculdade Politécnica de Campinas
InstituiçãoFaculdade Politécnica de Campinas - POLICAMP
Websitehttp://www.policamp.edu.br
E-mail
Cidade / UFCampinas / SP
ClassificaçãoParticular
0800 772 62 62
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Faculdade de Jaguariúna
InstituiçãoFAJ - Faculdade de Jaguariúna
Websitehttp://www.faj.br
E-mail
Cidade / UFJaguariúna / SP
ClassificaçãoParticular
0800 775 55 55
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Unisal Centro Universitário Salesiano de São Paulo
InstituiçãoCentro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL
Websitehttp://www.unisal.br
E-mail
Cidade / UFLorena / SP
ClassificaçãoParticular
0800 77 12345
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
InstituiçãoUniversidade São Judas Tadeu - USJT
Websitehttp://www.usjt.br
E-mail
Cidade / UFSão Paulo / SP
ClassificaçãoParticular
11 2799-1677