Leo Ar
Ser Universitario
 

Engenharia de instrumentação, automação e robótica

Resumo do Curso

O Engenheiro de Instrumentação, Automação e Robótica será um profissional com formação interdisciplinar, com base conceitual e habilidades para aplicar e integrar técnicas e ferramentas modernas de engenharia de controle.

Sua formação lhe permitirá não só acompanhar o desenvolvimento tecnológico, mas também apresentar propostas inovadoras para oferecer soluções aos problemas que indústrias e empresas de tecnologia necessitarem, ou ainda, desenvolver novos processos industriais.

Instrumentação é definida como “a ciência que estuda os instrumentos de medição e controle”.
O termo instrumentação pode ser utilizado para fazer menção à área de trabalho dos técnicos e engenheiros que lidam com processos industriais (tecnicos de operação, instrumentação, engenheiros de processamento, de instrumentação e de automação), mas também pode referir-se aos vários métodos e técnicas possíveis aplicadas aos instrumentos. Para controlar um processo industrial (independente de qual o produto fabricado ou sua área de atuação) é necessária a medição e o controle de uma série de variáveis físicas e para isso se utiliza da instrumentação. A área da engenharia que desenvolve, projeta e especifica os instrumentos que realizam estas medições é que chamamos de Instrumentação.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso