Leo Ar
Ser Universitario
 

Engenharia de manufatura

Resumo do Curso

A estrutura do curso de Engenharia de Manufatura da Unicamp é alicerçada em disciplinas básicas e fundamentais. As disciplinas básicas do curso são as mesmas da Engenharia Mecânica e fortalecem a rápida integração do egresso no mundo do trabalho e sua fácil adaptação às novas tecnologias. A proposta do curso é estimular a criatividade, autoconfiança e o espírito empreendedor do formado, incentivando a complementação, quando for necessário, por mini projetos e/ou atividades coletivas e extraclasse que promovam a aplicação dos conceitos apresentados nas aulas formais.

A base comum entre os cursos da área de engenharia do novo campus de Limeira (além de Eng. de Manufatura, a Unicamp também oferece Eng. de Produção, no campus da FCA) é bastante abrangente, permitindo sua fácil atualização e uma rápida incorporação de novas áreas sempre que forem demandadas.

O engenheiro de manufatura se dedica ao planejamento, projeto e gerência de sistemas organizacionais que envolvem pessoas, materiais, tecnologias, recursos financeiros e o ambiente. Este profissional é mais envolvido com as técnicas de fabricação, processos de cálculo e avaliação de materiais, produtos, ferramentas e as melhores metodologias de fabricação. É um especialista em campos específicos da engenharia de fabricação, que é responsável pela identificação dos problemas e de suas soluções mais adequadas. O engenheiro de manufatura é um importante vetor da geração, implementação e difusão de inovações tecnológicas.

As áreas específicas de conhecimento deste engenheiro são as técnicas e processos de fabricação, capacidade de avaliação dos processos e as técnicas necessárias para o desenvolvimento e a qualidade do produto final. O estudante formado deverá ser capaz de dominar o conhecimento dos sistemas gerenciais de forma ampla, compreendendo o planejamento e a implementação de sistemas informatizados de gerência, os sistemas de controle de processos industriais, o gerenciamento da tecnologia e os sistemas de qualidade e de melhoria da eficiência.

Este engenheiro pode ser empregado em praticamente todos os ramos das indústrias de transformação, compreendendo um espectro que vai das indústrias de consumo não-durável a setores voltados para a produção de tecnologias de ponta. É bastante requisitado por empresas de serviços de áreas como transporte, logística, telecomunicação, projeto, hospitalar, entre outras.

Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso