Leo Ar
Ser Universitario
 

Engenharia de minas

Resumo do Curso

Engenheiro de Minas é o especialista que faz estudos e pesquisas sobre reservas minerais e de combustíveis fósseis. Ele identifica qual a composição dos minérios que estão presentes, o tipo de solo destas reservas, a quantidade de minérios, a localização e extensão dessa mina e e também qual vai ser o melhor jeito de extrair essas reservas.

Os Engenheiros de Minas, além das atribuições acima, também supervisionam atividades de campo tais como perfuração, escavação manual ou mecânica, carregamento, transporte, lavagem e embarque de minérios. Eles também se responsabilizam pela segurança na mineração. Verificar a viabilidade econômica da mina ( muitas vezes, temos pouco minério e o investimento não compensa ) também é uma atribuição muito importante realizada através da engenharia de minas.

A engenharia de minas é o ramo da engenharia que se ocupa do aproveitamento dos recursos da Terra, especialmente através da exploração de minas, utilizando os conhecimentos de diversos ramos da ciência, particularmente os da geologia, da química e da física.

Entre outras áreas, a engenharia de minas intervém na pesquisa, prospeção e extração dos recursos minerais (incluindo minérios, águas minerais e hidrocarbonetos), na mineralogia e metalurgia, no tratamento e refinação de recursos minerais, na gestão do subsolo, construção de túneis e outros aspetos da engenharia subterrânea no âmbito da construção civil e na engenharia de combustíveis e explosivos.

A engenharia de minas é um dos mais antigos ramos da engenharia, mas, hoje em dia, é apenas uma das vertentes da engenharia geotécnica a qual tem um âmbito mais abrangente, atuando em todos os aspetos da interação da geologia com a engenharia e não apenas nos aspetos relativos à extração de minérios.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso