Leo Ar
Ser Universitario
 

Engenharia elétrica

Resumo do Curso

A engenharia elétrica é o ramo da engenharia que lida com o estudo e a aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo.

De observar que, em Portugal, todos os Engenheiros Eletricistas recebem a designação genérica de "engenheiros eletrotécnicos", independentemente da sua especialização ser em eletrotécnica propriamente dita, em eletrônica ou em outro ramo da engenharia elétrica.

Matemática e Física são as matérias básicas. O aluno passa bastante tempo em laboratórios, especialmente para aprender, conhecer e interpretar fenômenos elétricos, especialmente o eletromagnetismo, assunto ao qual é dedicada parte significativa do curso. Além de Matemática e Física também estuda-se Sociologia, Comunicação e Expressão (Português), Química e outros. Algumas faculdades dão maior ênfase a eletrotécnica ("Altas Tensões e Baixas Frequências") ou eletrônica ("Baixas Tensões e Altas Frequências"). Há também Álgebra e Cálculo, que são de extrema importância e muito usados no curso. Sem dúvidas o curso de Engenharia Elétrica é um dos cursos de Engenharia mais difíceis, exige dedicação integral do estudante, a carga teórica é muito grande, porém a forma como o conteúdo é passado pelos professores e as disciplinas são trabalhadas podem tornar o curso prazeroso e interessante, apesar de cansativo.

Envolvimentos

  • Geração (usinas/fábricas geradoras hidrelétricas, termoelétricas, nucleares);
  • A Transmissão ou o Transporte (linhas de transmissão de alta tensão) (AT) e extra alta tensão (EAT);
  • A Distribuição e utilização nas residências, nas indústrias (controle e automação, máquinas elétricas, motores elétricos);
  • Telecomunicações (telefonia fixa e celular, rádio, televisão, internet);
  • Informática;
  • Eletrônica.

A Engenharia de Computação tem como objetivo o desenvolvimento de sistemas computacionais. Um sistema computacional é todo e qualquer dispositivo eletrônico que responde a ação de um software, bem como suas interligações.

A partir dos anos 70 devido ao grande crescimento da industria de computadores, e sua atuação nas diversas áreas da engenharia, tornou-se necessário um profissional que entendesse tanto de Engenharia Elétrica como de Computação.

Muitas universidades tem até hoje os departamentos de Engenharia Elétrica e de Computação juntos.

Controle Inteligente, Processamento Digital de Sinais, Microprocessadores, Reconhecimento de Padrões, Redes de Sensores, Redes de Computadores e Robótica, são exemplos de áreas onde a computação atua.

Engenheiros de Computação são Engenheiros Eletricistas especialistas em Sistemas Computacionais. Estudam os fundamentos da Engenharia Elétrica e da Ciência da Computação. Tem forte bases em cálculo, física, eletromagnetismo, microeletrônica e eletrônica digital, microprocessadores, processamento digital de sinal, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, redes de computadores, algoritmos, estruturas de dados, inteligencia artificial, sistemas distribuídos, banco de dados e engenharia de software.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Anhanguera
InstituiçãoFaculdade Anhanguera de Jundiaí
Websitehttp://www.unianhanguera.edu.br
E-mail
Cidade / UFJundiaí / SP
ClassificaçãoParticular
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
POLICAMP - Faculdade Politécnica de Campinas
InstituiçãoFaculdade Politécnica de Campinas - POLICAMP
Websitehttp://www.policamp.edu.br
E-mail
Cidade / UFCampinas / SP
ClassificaçãoParticular
0800 772 62 62
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Unisal Centro Universitário Salesiano de São Paulo
InstituiçãoCentro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL
Websitehttp://www.unisal.br
E-mail
Cidade / UFLorena / SP
ClassificaçãoParticular
0800 77 12345
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
InstituiçãoUniversidade São Judas Tadeu - USJT
Websitehttp://www.usjt.br
E-mail
Cidade / UFSão Paulo / SP
ClassificaçãoParticular
11 2799-1677