Leo Ar
Ser Universitario
 

Engenharia humana

Resumo do Curso

Engenharia Humana Refere-se às relações técnicas dos homens e o seu ambiente de trabalho, considerando ambiente de trabalho em seu aspecto global, desde os equipamentos, métodos, como a própria organização do trabalho; é a adaptação ao uso humano, ou seja, conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. (Ergonomia).

É uma ciência multidisciplinar que usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e das capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, atividades, máquinas, ferramentas e produtos de consumo, de modo a torná-los mais seguros, eficientes e confortáveis para o uso humano.

As intervenções ergonômicas podem ser aplicadas em vários setores de atividades (industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.), para melhorar, significativamente, a eficiência, produtividade, segurança e saúde no ambiente de trabalho, diminuindo, ou até mesmo, evitando as doenças ocupacionais.

A Engenharia Humana desenvolveu um conjunto de métodos, de treinos, na área de desenvolvimento pessoal, que permite às pessoas conhecerem melhor a si mesmas, perceberem as próprias aptidões, porém, tão importante quanto, é a atitude com que utilizamos essas aptidões.

O domínio técnico-científico da Engenharia Humana é atualmente reconhecido como um importante elemento de uma gestão industrial moderna e eficiente. Tem-se consciência de que o sucesso, quer seja profissional, familiar ou social, é o resultado da forma como lidamos com as emoções, com as pessoas, com as circunstâncias e com o ambiente que nos rodeiam. Assim, a gestão eficaz, de qualquer tipo de organização, pede a aplicação das técnicas e metodologias integradas nas diversas disciplinas que constituem o corpo habitualmente designado por Engenharia Humana, melhorando, dessa forma, consideravelmente as condições de trabalho de seus colaboradores.

“É engenharia aquela arte-ciência, que desenvolve a aplicação de conhecimentos, quer científicos, empíricos ou intuitivos, à criação e aperfeiçoamento de estruturas sociais, ou de formas de convivência social, inclusive política e econômica.”
Gilberto Freyre.

Engenharia Humana é o ramo da Engenharia que aborda os impactos humanos dos projectos de Engenharia. Neste ramos da Engenharia estão incluídas áreas tais como a Ergonomia, o Estudo do Trabalho e a Higiene e Segurança no Trabalho. Também podem ser estudadas como ciências complementares da Engenharia Humana as áreas de Sociologia Industrial e Sociologia das organizações.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso