Leo Ar
Ser Universitario
 

Engenharia naval e oceânica

Resumo do Curso

Engenheiro Naval é o profissional responsável pelo projeto de barcos, plataformas, submarinos, robôs e todo tipo de tecnologia destinada e exploração de mares, oceanos e rios.

A Engenharia Naval está para os mares assim como a Engenharia Mecânica está para a superfície.

Além de projetar as embarcações e plataformas em sí, também cabe ao engenheiro naval, projetar máquinas, motores e equipamentos mecânicos internos para estas estruturas, cuidar da questão do projeto de guindastes para portos, tecnologias de proteção contra naufrágios e todo tipo de aparato de segurança para tornar a exploração dos mares e Oceanos cada vez mais segura e confiável.

Os mares, oceanos e rios são as principais vias de comunicação do mundo, sendo responsáveis pelo transporte de 80% de todo o comercio mundial. Navegar, desde os tempos mais antigos, sempre foi um dos métodos mais baratos e eficazes para se transportar mercadorias pelo planeta.

A tecnologia de construção de barcos e por consequência a Engenharia Naval são conhecidas pela humanidade a mais de 4000 anos.

A engenharia naval é o ramo da engenharia que tem como atividade principal as obras que se destinam à exploração das potencialidades do mar. Embora especializada, a engenharia naval é bastante eclética já que aborda os principais aspectos das outras modalidades de engenharia, direta ou indiretamente. Com o desenvolvimento da exploração e produção de petróleo no oceano, o trabalho do engenheiro naval estendeu-se à engenharia oceânica.

O engenheiro naval dedica-se à todas as fases de vida dos veículos e plataformas destinados ao transporte marítimo, à exploração dos recursos marinhos e as atividades de recreio, desde a fase de concepção e projeto, à de construção e respectiva fiscalização, passando pela inspeção, manutenção e reparação. Estão ainda incluídas as tarefas de planejamento e gestão das operações marítimas e portuárias. O profissional deve ter a visão sistêmica e abrangente necessária ao projeto dos grandes sistemas de engenharia.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso