Leo Ar
Ser Universitario
 

Esporte

Resumo do Curso

Ciências do Esporte é uma das áreas do conhecimento humano ligadas aos estudos das técnicas e métodos usados no treinamento e na preparação física de indivíduos e equipes para competições esportivas. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Esporte ou Ciências do Esporte

Mercado de Trabalho

O Mercado de trabalho é amplo e ainda há muito a ser explorado, o profissional formado em Esporte/Ciências do Esporte está apto a trabalhar com equipes esportivas, clubes, escolinhas de iniciação esportiva, personal trainer, em empresas de marketing e consultoria esportiva, entre outras funções exercidas dentro do âmbito esportivo.

Mercado de Trabalho no Brasil

Nos últimos anos, o profissional formado em Esporte ou Ciências do Esporte, tem encontrado boas oportunidades de trabalho. Isso se deve, em parte, ao fato de o Brasil ter sediado importantes competições esportivas internacionais, como os Jogos Pan-Americanos, realizados no Rio de Janeiro, em 2007, e estar próximo a sediar a Copa do Mundo de futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o que estimula a população a buscar uma prática esportiva. Os especialistas em iniciação esportiva, treinamento e condicionamento físico encontram um mercado fértil em escolinhas de esporte infantil, clubes e academias, além de confederações desportivas. Eles são requisitados para atuar na parte técnica e tática, na preparação física e na organização e promoção de eventos, como campeonatos, torneios e festivais. Também são contratados como personal trainer para dar aulas particulares. Os fabricantes e distribuidores de materiais esportivos procuram o profissional com conhecimentos de administração e marketing.

Ciências do Esporte e Educação Física

Existe ainda muita confusão acerca das duas graduações, é muito comum as pessoas confundirem o Curso de Esporte/Ciências do Esporte com Educação Física. No entanto, quem se forma em Educação Física terá matérias mais ligadas às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, preparando-se para uma atuação diretamente ligada ao ensino e à aplicação de atividades físicas para pessoas ou grupos, seja em ambientes escolares, seja em academias e centros esportivos. Já o bacharel em Esporte ou Ciências do Esporte, atua como técnico, preparação física de atletas, gestão e marketing esportivo e organização de eventos esportivos. Em geral, esses profissionais disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso