Leo Ar
Ser Universitario
 

Farmácia - bioquímica

Resumo do Curso

Farmácia / bioquímica - O farmacêutico pesquisa, prepara, distribui e comercializa remédios, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Investiga, examina e testa substâncias e princípios ativos que entram na composição de remédios e em produtos higiênicos e de perfumaria, observando as reações que provocam no organismo. Registra novas drogas e verifica se os produtos chegam ao consumidor dentro das normas e padrões sanitários. Na indústria alimentícia, controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, a fim de impedir danos à saúde pública. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. É obrigatório o registro no Conselho Regional de Farmácia.

Como a maioria dos profissionais da área de saúde do novo milênio, o farmacêutico também persegue a melhoria da qualidade de vida. Tem a seu favor a onda de novos conhecimentos científicos, além dos sofisticados equipamentos que a tecnologia criou. Seu campo de atuação é amplo e há muito tempo não se restringe mais aos balcões de drogarias, embora essa área ainda empregue vários profissionais – ou porque são os próprios patrões ou em obediência à lei que obriga as farmácias a ter um farmacêutico responsável.

Hoje é possível encontrar farmacêuticos atuando na indústria de alimentos, onde cuidam para que não haja microrganismos em produtos como tomates enlatados, leite condensado etc. Na indústria farmacêutica seu papel poderá ser o de controlar a qualidade da produção dos medicamentos ou ainda o de realizar pesquisas no departamento científico de grandes laboratórios em busca de novos princípios ativos ou novas formas de aplicação de medicamentos. Boas oportunidades também existem na indústria de cosméticos, onde se encarregará da formulação do produto, atuando junto a profissionais de diversas áreas.

A flora brasileira é um campo quase inesgotável a ser investigado pelo farmacêutico. Ele pode atuar, ainda, no estudo e no desenvolvimento de terapias como homeopatia e fitoterapia, e em programas que visem promover a saúde da comunidade – como saneamento básico, imunizações, educação em saúde e controle de natalidade. “O farmacêutico deve estar apto a assessorar as equipes de saúde nas questões ligadas a medicamentos”, diz Norberto Reci, vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia.

O mercado brasileiro tem grandes diferenças regionais. O Sudeste, por exemplo, está saturado nos segmentos de análises clínicas e toxicológico, áreas mais procuradas pelos recém-formados. São as áreas em que o profissional desenvolve e aplica exames de laboratório. Já nas Regiões Nordeste e Centro-Oeste, ainda há mercado para essa área. Ajudar a desvendar crimes analisando evidências deixadas no local (como fios de cabelo) também é tarefa de farmacêuticos, mas a demanda por profissionais nesse segmento quase não existe.

A polêmica sobre os medicamentos genéricos colocou na ordem do dia o papel do farmacêutico, sem falar no escândalo dos remédios falsificados, em 1998. “O grande desafio do profissional de farmácia é ocupar os espaços e levar a discussão sobre os medicamentos para o âmbito da política nacional de assistência farmacêutica dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando o acesso a medicamentos com eqüidade e universalidade”, defende Reci.

Algumas faculdades exigem que os candidatos ao vestibular escolham previamente entre as habilitações de farmácia e bioquímica. A maioria, no entanto, oferece ao aluno a possibilidade de, após o quarto ano – quando ele já adquiriu o grau de bacharel em farmácia –, fazer mais dois semestres e assim se habilitar em bioquímica. Na formação básica estudam-se disciplinas como química orgânica e inorgânica, físico-química, parasitologia, microbiologia e anatomia humana. Na parte profissionalizante, toxicologia, microbiologia clínica, cosmetologia, qualidade de alimentos, entre outras.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Anhanguera
InstituiçãoFaculdade Anhanguera de Jundiaí
Websitehttp://www.unianhanguera.edu.br
E-mail
Cidade / UFJundiaí / SP
ClassificaçãoParticular