Leo Ar
Ser Universitario
 

Geografia

Untitled Document

Resumo do Curso

A geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente (Geografia Humana). Para alguns a Geografia também pode ser uma prática humana de conhecer onde se vive para compreender e planejar o espaço onde se vive. Um dos temas centrais da geografia é a relação homem-natureza. A natureza é entendida aqui como as forças que geraram ou contribuem para moldar o espaço geográfico, isto é, a dinâmica e interações que existem entre a atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. O homem é entendido como um organismo capaz de modificar consideravelmente as forças da natureza através da tecnologia.

O profissional que estuda a geografia é chamado de geógrafo.

Objetivos do Curso

O curso de Geografia da Universidade Paulista forma um profissional apto para a pesquisa acadêmica e para o ensino de conhecimentos específicos na área de Geografia. Para tanto, fornece o instrumental teórico e prático necessário à realização de pesquisas de cunho científico, informando sobre os diversos métodos de pesquisa existentes, preparando para o trabalho com os diferentes instrumentos de coleta e organização de dados, notadamente os cartográficos, que incluem a leitura e confecção de cartas temáticas, a interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélites. Prepara o profissional, também, para o desenvolvimento de pesquisas de campo, levantamentos e elaboração de diagnósticos, e relatórios de pesquisa, tanto em órgãos do setor público como em instituições privadas e organizações da sociedade civil.

Ao profissional dessa área compete o estudo do relevo, clima, solos, vegetações e sistemas hidrográficos de uma região ou país e as relações entre o meio natural e os grupos sociais, bem como saber proceder a relação entre aspectos fundamentais da geografia econômica, política e da demografia com as importantes questões socioeconômicas de um país.

Os conhecimentos dessa área são de extrema importância nos ramos da estatística, geologia e engenharia, contribuindo, por exemplo, para o planejamento urbano, construção de rodovias, ocupação rural, reforma agrária etc.

 

Atividades Principais

  • Magistério no ensino fundamental e médio;
  • planejamento urbano;
  • criação de projetos de prevenção do impacto ambiental e preservação do meio ambiente;
  • elaboração de mapas e cartas geográficas;
  • investigação das questões sociais e econômicas de uma população.

Mercado de Trabalho

Para o profissional habilitado em Geografia, o mercado de trabalho abrange as escolas públicas e particulares, órgãos da administração pública e empresas estatais.
O geoprocessamento, que é a análise do território pelo computador, e a geografia ambiental são campos de trabalho em intenso crescimento.

Práticas

  • Laboratório de Geo-História
  • Laboratório de Cartografia
  • Visitas Técnicas
  • Semana de Estudos Sociais
  • Estágios em Instituições
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Projeto Integrado de Conclusão de Curso

Duração

3 anos

 


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Anhanguera
InstituiçãoFaculdade Anhanguera de Jundiaí
Websitehttp://www.unianhanguera.edu.br
E-mail
Cidade / UFJundiaí / SP
ClassificaçãoParticular
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Unisal Centro Universitário Salesiano de São Paulo
InstituiçãoCentro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL
Websitehttp://www.unisal.br
E-mail
Cidade / UFLorena / SP
ClassificaçãoParticular
0800 77 12345