Leo Ar
Ser Universitario
 

História da arte

Untitled Document

Resumo do Curso

A história da arte é uma disciplina que estuda a evolução das expressões artísticas, a constituição e a variação das formas, dos estilos, dos conceitos transmitidos através das obras de arte.

Costuma referir-se à história das artes visuais mais tradicionais, como a pintura, escultura e arquitetura.

Se bem que as idéias sobre a definição de arte tenham sofrido mudanças ao longo do tempo, o campo da história da arte tenta categorizar as mudanças na arte ao longo do tempo e compreender melhor a forma como a arte modela e é modelada pelas perspectivas e impulsos criativos dos seus praticantes. Embora muitos pensem na história da arte simplesmente como o estudo da sua evolução ocidental, o assunto inclui toda a arte, dos megalitos da Europa Ocidental às pinturas da dinastia Tang, na China.

O mercado de trabalho

A História da Arte investiga os fenômenos visuais em variados campos do conhecimento presentes no mundo atual. A proposta do curso de História da Arte é, assim, a de dialogar intensamente com as abordagens transdisciplinares relacionadas às artes e aos estudos da imagem, com enfoque na pintura, na escultura, na arquitetura, na fotografia e no cinema, bem como nas imagens mecânicas, eletrônicas e digitais, abrangendo inclusive as imagens não-artísticas.

As imagens e obras de arte visuais criaram ao longo da história um universo expressivo próprio, irredutível à linguagem discursiva. O que exige que elas sejam analisadas a partir de sua própria lógica, cujos sentidos são dados por sua sedimentação histórica e cultural que lhe conferem eficiência comunicativa. Considerando tal exigência, o curso formará profissionais capazes de ver, analisar e interpretar criticamente representações visuais dos mais variados registros.

Os profissionais assim formados, para além de atividades ligadas ao ensino, à pesquisa, à gestão do patrimônio, à crítica de arte e à curadoria, poderão atuar junto a instituições tais como museus, galerias, centros culturais. Estarão igualmente aptos para as áreas da propaganda, da produção gráfica e digital, de consultoria nacional e internacional e nos diversos meios de comunicação


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso