Leo Ar
Ser Universitario
 

Hotelaria

Untitled Document

Resumo do Curso

O profissional de Hotelaria é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, flats, spas e estâncias. Ele coordena todos os serviços oferecidos ao hóspede, como acomodação, alimentação, recreação e lazer. Contrata, orienta e supervisiona os funcionários, organiza e providencia a infraestrutura do estabelecimento, verifica as instalações e negocia com fornecedores. Pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de marketing e estabelecendo relações com as autoridades da região. Organizar e promover eventos, palestras, feiras, exposições e convenções também são suas funções.

Dúvida do Vestibulando

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM BACHARELADO E UM TECNOLÓGICO?

Os dois cursos são bem parecidos. O bacharelado, além das aulas práticas, dá ênfase à administração dos empreendimentos do setor. O tecnólogo é mais focado na coordenação específica de setores como limpeza, arrumação, recepção, manutenção de ambientes, organização da infraestrutura e alimentos e bebidas.

O mercado de trabalho

É uma área promissora para bacharéis e tecnólogos. "Com a realização de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Brasil investirá ainda mais na construção de hotéis, especialmente nas capitais que abrigarão as partidas e provas", calcula Elisabeth Abdala, coordenadora do curso tecnológico de Hotelaria da PUCRS. Por isso, para ela, o mercado tende a continuar a crescer, a exemplo do que ocorreu em 2009. A professora destaca ainda que a boa fase da imagem do Brasil no exterior também incentiva a vinda de turistas, aumentando a necessidade de mão de obra qualificada. As áreas em destaque são as tradicionais, como eventos e administração, e a prestação de serviços de hotelaria, alimentação e governança, principalmente em hospitais e condomínios, além de spas. "O mercado valoriza os profissionais que, além do conhecimento em hotelaria, sejam especializados em hospitalidade", diz a coordenadora. São Paulo é a cidade brasileira que mais recebe visitantes durante a semana em razão do grande volume de negócios - são 45 mil eventos por ano - e, assim, absorve muitos profissionais. O Rio de Janeiro também recepciona eventos corporativos e tem o turismo de lazer. A Região Nordeste, com novos empreendimentos internacionais, procura mão de obra especializada. Além de novos hotéis de luxo em construção, na Bahia e em Pernambuco, foram recentemente inaugurados os resorts Mussulo, na Paraíba, o Il Campanário Vilaggio, em Florianópolis, e o Kenoa Beach, em Alagoas. O turismo no sul do país também cresce e, portanto, as oportunidades para o egresso aumentam. Por causa da proximidade com Chile, Argentina e Uruguai, os profissionais da Região Sul também encontram vagas nesses países. A área acadêmica apresenta boas perspectivas, pois muitas faculdades e vários cursos técnicos de Hotelaria precisam de pessoas capacitadas para dar aulas. Nas grandes capitais, os hospitais privados também têm investido em hotelaria de luxo para dar mais conforto aos pacientes.

Salário inicial: R$ 638,99 (fonte: Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região).

O curso

O bacharelado mescla matérias teóricas e práticas introdutórias à indústria da hospitalidade desde o primeiro ano. A formação é generalista porque inclui disciplinas como contabilidade, filosofia, comunicação e expressão, história e patrimônio cultural, marketing, gestão financeira, geopolítica e economia mundial, entre outras. Durante o curso costuma haver aulas de inglês e espanhol. As disciplinas específicas de Hotelaria, muitas em laboratório e hotéisescola, ocupam boa parte da carga horária: operações hoteleiras, alimentos e bebidas, gestão de viagens, gestão de custo, preço e receita. Estágio e trabalho de conclusão são obrigatórios para obter o diploma.

Duração média: três anos e meio.

Outros nomes: Hot. com ênf. em gastron.

O que você pode fazer

Administração

Gerenciar hotéis, flats, pousadas, parques temáticos, restaurantes e lanchonetes, assim como a área de recepção de hospitais, restaurantes e clínicas médicas. Supervisionar todas as atividades relacionadas com a operação e com a manutenção do estabelecimento, como limpeza, reservas e serviço. Contratar e administrar o trabalho de funcionários e organizar os serviços oferecidos aos hóspedes e clientes.

Gastronomia

Coordenar a preparação de refeições em hotéis e restaurantes, definindo cardápios e cartas de vinho e contratando cozinheiros e garçons.

Eventos e negócios

Organizar congressos, feiras e seminários e coordenar o transporte, a acomodação e o entretenimento dos participantes.

Planejamento e empreendimento

Programar a construção e a instalação de hotéis de acordo com o potencial turístico, a localização e a infraestrutura de um local determinado. Promover um empreendimento e definir o preço de diárias e serviços.

Hotelaria hospitalar

Gerenciar uma estada agradável e confortável para pacientes internados, controlando os serviços de quarto, alimentação, bebidas e limpeza, entre outros.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso