Leo Ar
Ser Universitario
 

Matemática computacional

Resumo do Curso

O Bacharelado em Matemática Computacional surge em resposta à crescente demanda mundial por profissionais com uma sólida formação interdisciplinar. O curso tem como objetivo formar profissionais aptos a proporem novos modelos e soluções para problemas relevantes encontrados na indústria, no mercado financeiro, nos diversos órgãos governamentais e nas instituições de ensino e pesquisa. Para tanto, o aluno cursará disciplinas nas áreas de matemática pura, matemática aplicada, estatística, física e ciência da computação.

O profissional de Matemática Computacional será capaz de atuar em diferentes áreas, tais como desenvolvimento de sistemas científicos, análises estatísticas, modelagem matemática, modelagem computacional, bioinformática, desenvolvimento de aplicações médicas, projetos aeroespaciais, processamento de imagens e geoprocessamento. Poderá atuar em empresas e institutos de pesquisa, atuar como empreendedor ou, ainda, seguir carreira acadêmica.

A Matemática computacional é uma área da matemática e da computação que, colaborando na solução de problemas de todas as áreas tanto das ciências exatas, quanto de outras áreas quaisquer, trata do desenvolvimento de modelos matemáticos, para o tratamento de problemas complexos, e desenvolvimento de métodos numéricos de obtenção de soluções.

No Brasil colabora fortemente com a computação científica; com quatro centros de estudos avançados um na Unifesp(graduação), em São José dos Campos, outro na UFMG(graduação), em Belo Horizonte, na Unicamp(com o curso de matemática aplicada e computacional), em Campinas, e outro na USP de São Carlos. Esta última em um sentido mais estrito, trata dos aspectos de programação e desenvolvimento de códigos, técnicas de visualização de resultados de processamento numérico, processamento de alto desempenho computacional.

Possui também forte integração com a Modelagem Computacional, uma área de conhecimento que trata da aplicação de modelos matemáticos à análise, compreensão e estudo da fenomenologia de problemas complexos em áreas tão abrangentes quanto as Engenharias, Ciências exatas, Computação, e Ciências humanas.

Atua na interface com outras ciências como a física, a engenharia, a biologia, a ciência da computação, a tecnologia da informação, dentre outras.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso