Leo Ar
Ser Universitario
 

Materiais - materiais cerâmicos (tecnologia)

Resumo do Curso

A cerâmica (do grego ??????? — "matéria-prima queimada") é a atividade ou a arte de produção de artefatos cerâmicos. Qualquer classe de material sólido inorgânico, não-metálico (não confundir com termo ametal) que seja submetido a altas temperaturas (aproximadamente 540°C) na manufatura. Geralmente uma cerâmica é um óxido metálico, boreto, carbeto, nitreto, ou uma mistura que pode incluir aniões.

O curso de Engenharia de Materiais da possui três ênfases: Materiais Cerâmicos, Metálicos e Poliméricos. O aluno é preparado para trabalhar com diversas técnicas de processamento, caracterização, seleção e avaliação de desempenho dos materiais empregados em todos os ramos da Engenharia. Adquire sólida base de conhecimentos científicos e é habilitado a atuar no projeto e desenvolvimento de novos materiais. Durante o curso, o aluno realiza um estágio curricular durante seis meses em tempo integral numa empresa de seu interesse, orientado por professores da Universidade e por profissional da empresa.

Com a globalização da economia, os mercados estão mais competitivos. Qualidade é essencial. Os materiais estão presentes em tudo que se faz para atender aos interesses e às necessidades humanas. A carreira de Engenheiro de Materiais é ampla e fornece inúmeras possibilidades de sucesso. A graduação em Engenharia de Materiais possui currículo pioneiro e compreende Ciências Básicas, Ciências Aplicadas e Tecnologia. As três ênfases atuais são: Metais, Cerâmicas e Polímeros, além das sub-áreas em Vidros, Compósitos e Reciclagem, entre outras.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso