Leo Ar
Ser Universitario
 

Meio ambiente e recursos hídricos (tecnologia)

Resumo do Curso

O Tecnólogo em Meio Ambiente e Recursos Hídricos está apto a planejar e gerenciar os aspectos ambientais de organizações dos mais diversos setores e segmentos; identificar, caracterizar e solucionar problemas ambientais; realizar a gestão racional e responsável dos recursos hídricos; promover a recuperação ambiental de áreas degradadas, rios e bacias hidrográficas.

No âmbito da área de meio ambiente e dos recursos hídricos poderá desenvolver estudos; elaborar, orientar e executar projetos; dirigir, coordenar, supervisionar, conduzir, fiscalizar e responsabilizar-se por serviços técnicos; elaborar especificações, instruções e orçamentos; realizar vistorias, avaliações e laudos técnicos e definir indicadores ambientais.

Estará habilitado a desempenhar cargos e funções em organizações dos mais diversos setores e segmentos; promovendo a melhoria contínua do desempenho ambiental de instituições públicas e privadas, Pode dedicar-se à direção e gerenciamento de seu próprio negócio, à prestação de serviços de consultoria assessoria, ao ensino e à pesquisa tecnológica dentro de seu campo profissional.

OBJETIVOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E DO MEIO AMBIENTE

Formar Engenheiros Ambientais altamente qualificados capazes de aplicar o método científico e tratar as questões tecnológicas e ambientais com uma visão multidisciplinar e transdisciplinar, que permite a identificação das causas e efeitos, a análise, o equacionamento, a implantação e o acompanhamento das soluções dos problemas das áreas de Recursos Hídricos e Recursos Naturais, Geotecnia e Geoquímica Ambiental, Saneamento Ambiental, Recursos Energéticos, Gestão Ambiental e Engenharia Legal, Sistemas Hidráulicos e de Saneamento e a Operação dos Equipamentos de Engenharia referentes às respectivas áreas. O profissional estará apto a resolver problemas de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, não somente pela aplicação do conhecimento científico e tecnológico, mas também através do conhecimento da conjuntura global; desenvolvendo atividades profissionais com senso crítico, acompanhando o desenvolvimento das ciências da Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente. No início do curso, o aluno obtém uma sólida base de conhecimentos, estudando Matemática, Física, Química, Informática e Linguagem Gráfica. Posteriormente, o aluno cursará disciplinas específicas da Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, não deixando de lado as disciplinas de formação geral, que visam ampliar a visão do futuro profissional para questões humanas, ambientais, econômicas, administrativas e legais. O curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente forma profissionais capazes de desenvolver projetos e pesquisas que buscam na criatividade e inovação, promover continuamente o progresso tecnológico e científico de forma sustentável, visando sempre o bem-estar da sociedade, procedendo com conhecimento, ética e responsabilidade.

TITULAÇÃO

Engenheiro Ambiental

DURAÇÃO DO CURSO: Mínima de 8 e máxima de 18 semestres

LABORATÓRIOS

Informática, Química, Física, Computação Assistida, Biotecnologia, Biologia, Mecânica dos Solos, Materiais, Geoquímica, Geoprocessamento, Geologia, Recusos Hídricos e Meio Ambiente, Mecânica dos Fluidos e Tecnologias Ambientais, Horto-Viveiro e Fazenda Escola.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental é bastante amplo com vários segmentos produtivos que necessitam deste profissional, entre eles: Empresas de Saneamento, Órgãos Públicos de Controle Ambiental, Indústrias, Serviços Públicos Municipais, Estaduais e Federais, Empresas de Projetos, Obras e Consultoria, Prefeituras, Agências de Regulação de Serviços Públicos, Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento, e muitos outros.

Esse mercado é assegurado por meio da regulamentação do exercício profissional e, principalmente, pelo aumento da consciência da sociedade em relação à preservação e conservação dos recursos naturais. Administrações públicas municipais, estaduais e federais, empresas de consultoria e diversas indústrias requerem, cada vez mais, profissionais com elevada competência técnica para o trato com as questões tecnológicas, de gerenciamento e planejamento nas áreas de meio ambiente.

O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental encontra-se em franca expansão, tendo em vista serem crescentes as exigências da sociedade pela preservação do meio ambiente e gestão dos recursos naturais.

 


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso