Leo Ar
Ser Universitario
 

Operação e administração de sistemas de navegação fluvial (tecnologia)

Untitled Document

Resumo do Curso

O profissional com formação em navegação fluvial é capacitado para realizar o planejamento e execução de obras para tornar possível e segura a navegação em rios.

O currículo inclui aulas de física, matemática, resistência dos materiais, mecânica dos fluidos e dos sólidos, economia, viabilidade dos sistemas navais e processos de construção de embarcações. As atividades práticas são desenvolvidas em estaleiros e tanques de provas. No último semestre, o aluno executa projetos de embarcações em geral, considerando seu custo de construção e operação. São oferecidos estágios, não obrigatórios, em estaleiros e empresas de navegação.

O que faz

Esse profissional planeja e executa obras para viabilizar a navegação em rios. Constrói e opera embarcações e estruturas hidroviárias. O especialista em construção escolhe os materiais a ser utilizados, realiza testes de velocidade e cuida da segurança de barcos e navios, monta e organiza estaleiros. O profissional que escolhe a área de operação de sistemas controla o frete, o armazenamento e a distribuição de cargas. Pode emitir laudos técnicos e realizar vistoria nas companhias de navegação. Além disso, estuda a logística de navegação necessária para atender à demanda de determinada região. Nos estaleiros, atua em companhias de navegação e administradoras de hidrovias, onde trabalha com o planejamento, a execução e a fiscalização dos sistemas de transporte hidroviário.

Perfil do profissional

Habilidade para lidar com números e realizar cálculos Gostar de trabalhar em equipe Rapidez de raciocínio para analisar problemas e resolvê-los Expressar habilidade para se comunicar Habilidade para trabalhar com máquinas e equipamentos

Características comportamentais

Criatividade, comunicação, dinamismo. Capacidade de análise e abstração, concentração, organização, resolução de problemas práticos, interesse pela pesquisa, raciocínio lógico, habilidades com matemática e ciências. Agilidade, atenção aos detalhes, liderança, flexibilidade, capacidade de trabalhar sob pressão, adquirir novos conhecimentos, interesse pela tecnologia e estudo constante.

Mercado de trabalho

O profissional encontra emprego tanto no setor de navegação fluvial como no marítimo. Ele é requisitado para trabalhar na construção e na manutenção de navios e barcos em estaleiros, principalmente em Santa Catarina, no Rio de Janeiro e no Ceará. O mercado fluvial no norte do país está em crescimento, elevando a procura por mão-de-obra qualificada em Manaus e Belém.

A Marinha, por meio de concurso público, também contrata esse tecnólogo para vistoriar embarcações nas capitanias dos portos. Outro setor aquecido é a manufatura de pequenas e médias embarcações, como lanchas, veleiros e iates, além de barcos de pesca.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso