Leo Ar
Ser Universitario
 

Produção de plásticos (tecnologia)

Resumo do Curso

O tecnólogo em Polímeros atua nas etapas da produção e transformação do plástico. A ele compete avaliar as características dos materiais, examinar as propriedades químicas, físicas e mecânicas, tendo em vista suas finalidades, tais como brinquedos, utensílios domésticos, peças para automóveis, materiais de construção, etc. Compõem a formação deste profissional a análise de processos de injeção, extrusão e escolha de aditivos, corantes e pigmentos, para a formulação dos plásticos.

Habilitar profissionais técnicos de nível médio em Plásticos, visando suprir à demanda do mercado de trabalho por profissionais qualificados para a área de Polímeros, oferecendo aos alunos condições técnico-tecnológicas necessárias para atender às exigências e evolução do segmento de transformação de plástico, visando assim atender o segmento industrial da Bahia que a cada ano vem aumentando progressivamente com a chegada de empresas que necessitam de mão de obra qualificada nesse setor, contribuindo dessa forma para o aumento da produtividade e da qualidade dos serviços e produtos.

Área de Atuação

Os profissionais poderão atuar nos seguintes segmentos do mercado industrial:
  • Indústrias de transformação de plásticos em geral;
  • Indústrias de processamento de borracha;
  • Indústrias de reciclagem para plásticos;
  • Empresas de comercialização, assistência técnica e prestação de serviços voltados para produtos plásticos;
  • Laboratório de pesquisa e desenvolvimento.

Profissional / Mercado de Trabalho

O egresso do no curso de Técnico em Plásticos está apto para projetar, planejar, supervisionar, controlar e executar processos de fabricação de produtos de plástico e de borracha. Acompanha sistemas de produção, auxiliando no projeto de ferramentas e dispositivos. Podendo ainda realizar ensaios físicos- mecânicos em laboratórios visando o controle de qualidade destes produtos. Orientam, especificam e inspecionam tecnicamente os fornecedores de matéria-prima, assegurando a otimização dos recursos, seguindo normas técnicas, critérios de segurança, saúde e higiene no trabalho e de preservação do meio ambiente. Tem capacidade para apresentar soluções de melhorias dos métodos e processos produtivos garantindo a qualidade dos produtos e serviços da linha da produção.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso