Psicologia (do grego ?????????, transl. psykhologuía, de ????, psykhé, "psique, "alma", "mente" e ?????, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)".[1] O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante (veja também etologia).
A psicologia científica, tratada neste artigo, não deve confundir-se com a psicologia do senso comum ou psicologia popular que é o conjunto de ideias, crenças e convicções transmitido culturalmente e que cada indivíduo possui a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, sentem e pensam. A psicologia usa em parte o mesmo vocabulário, que adquire assim significados diversos de acordo com o contexto em que é usado.[2] Assim, termos como "personalidade" ou "depressão" têm significados diferentes na linguagem psicológica e na linguagem quotidiana. A própria palavra "psicologia" é muitas vezes usada na linguagem comum como sinônimo de psicoterapia e, como esta, é muitas vezes confundida com a psicanálise ou mesmo a análise do comportamento.
O termo parapsicologia, ligado ao vocábulo paranormal, não se refere a um conceito ou a uma disciplina da Psicologia; trata-se de um campo de estudo não reconhecido pela comunidade científica.
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo), cabe agora definir tais termos:
 * Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.
  * Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.
  * Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção - ao contrário, por exemplo, da sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto.
  * Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.
Como toda a ciência, o fim da psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo. Como os processos mentais não podem ser observados mas apenas inferidos, torna-se o comportamento o alvo principal dessa descrição, explicação e previsão (mesmo as novas técnicas visuais da neurociência que permitem visualizar o funcionamento do cérebro não permitem a visualização dos processos mentais, mas somente de seus correlatos fisiológicos, ou seja, daquilo que acontece no organismo enquanto os processos mentais se desenrolam). Descrever o comportamento de um indivíduo significa, em primeiro lugar, o desenvolvimento de métodos de observação e análise que sejam o mais possível objetivos e em seguida a utilização desses métodos para o levantamento de dados confiáveis. A observação e a análise do comportamento podem ocorrer em diferentes níveis - desde complexos padrões de comportamento, como a personalidade, até a simples reação de uma pessoa a um sinal sonoro ou visual. A introspecção é uma forma especial de observação (ver mais abaixo o estruturalismo). A partir daquilo que foi observado o psicólogo procura explicar, esclarecer o comportamento. A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos: variáveis orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação, etc.) e situacionais (influências do meios ambiente, da cultura, dos grupos de que a pessoa faz parte, etc.). As previsões em psicologia procuram expressar, com base nas explicações disponíveis, a probabilidade com que um determinado tipo de comportamento ocorrerá ou não. Com base na capacidade dessas explicações de prever o comportamento futuro se determina a também a sua validade. Controlar o comportamento significa aqui a capacidade de influenciá-lo, com base no conhecimento adquirido. Essa é parte mais prática da psicologia, que se expressa, entre outras áreas, na psicoterapia.
Para o psicólogo soviético A. R. Luria, um dos fundadores da neuropsicologia a psicologia do homem deve ocupar-se da análise das formas complexas de representação da realidade, que se constituíram ao longo da história da sociedade e são realizadas pelo cérebro humano, incluindo as formas subjetivas da atividade consciente sem substituí-las pelos estudo dos processos fisiológicos que lhes servem de base nem limitar-se a sua descrição exterior. Segundo esse autor, além de estabelecer as leis da sensação e percepção humana, regulação dos processos de atenção, memorização (tarefa iniciada por Wundt), na análise do pensamento lógico, formação das necessidades complexas e da personalidade, considera esses fenômenos como produto da história social (compartilhando, de certo modo com a proposição da Völkerpsychologie de Wundt (ver mais abaixo "História da Psicologia") e com as proposições de estudo simultâneo dos processos neurofisiológicos e das determinações histórico-culturais, realizadas de modo independente por seu contemporâneo Vigotsky).
Uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aumentou   de 24 para 40 o número de sessões com psicólogos cobertas pelos planos   de saúde. Isso melhora o mercado, mas a concorrência para atuação em   consultório e clínicas ainda é grande, em especial nos centros urbanos. O   mercado está estável no setor privado, no entanto, algumas   especialidades ainda têm destaque, como a psicologia do trabalho, em que   o profissional atua na orientação de carreira e à frente de processos   de recrutamento e seleção das empresas. No segmento educacional, o   psicólogo é demandado por diferentes instituições, como escolas, creches   e ONGs. Outra área que tem procura acentuada é a da psicologia do   esporte, para o bacharel atuar com esportistas de alto desempenho. "As   oportunidades no setor público estão bem mais amplas em todo o país,   tanto em hospitais como em prefeituras, para os diversos serviços de   atenção à saúde, em postos de saúde, fundações de apoio para jovens e   projetos socioeducativos, mais em cidades no interior dos estados", diz   Marco Antônio Pereira Teixeira, coordenador da graduação da UFRGS. O   profissional participa de equipes multidisciplinares dos Centros de   Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência   Especializados de Assistência Social (Creas), ambos integrantes do   Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério de   Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os juizados de menores e os   centros estaduais e municipais de atendimento ao menor infrator costumam   abrir vagas. Agências de publicidade e empresas em geral podem   contratar psicólogos para desenvolver e tabular pesquisas com os   consumidores. A carreira em recursos humanos (psicologia organizacional e   do trabalho) tem sido uma das mais promissoras. 
  
Salário inicial: R$   1.740,00 (fontes: Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Ambulatórios e   Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo); R$ 122,00 (por   consulta; fonte: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo).
O curso aborda as diversas correntes da psicologia. Há   disciplinas obrigatórias, como neurologia e antropologia, e optativas,   como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. As novas   diretrizes também passam a valorizar mais as disciplinas de pesquisa e o   estágio (obrigatório) em várias áreas. 
    
  Duração média: cinco anos. 
  
  Outros nomes: Psic. (clín.); Psic. (organizacional); Psicomotricidade.
Atender pessoas que sofram de problemas emocionais. Essas intervenções podem ser individuais, em grupos, sociais ou institucionais.
Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.
Orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir.
Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times.
Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.
Ao lado de outros profissionais da saúde, como médicos e assistentes sociais, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.
Atender pacientes hospitalizados e seus familiares.
Acompanhar processos de adoção, violência contra menores e guarda de filhos. Atuar em presídios, fazendo a avaliação psicológica de detentos.
Selecionar funcionários para empresas. Treinar e formar pessoal especialista em recursos humanos. Promover relações sociais saudáveis entre os trabalhadores. Orientar carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho.
Atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.
Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores, entre outros.
Utilizar-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano, nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora. Participar de planejamento, implementação e avaliação de atividades clínicas e elaborar parecer psicomotor em clínicas de reabilitação e nos serviços de assistência escolar, hospitalar, esportiva, clínica etc.
Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.
 Solicitar informações
Solicitar informações| Instituição | Faculdade Anhanguera de Jundiaí | 
| Website | http://www.unianhanguera.edu.br | 
|  | |
| Cidade / UF | Jundiaí / SP | 
| Classificação | Particular | 
 Solicitar informações
Solicitar informações| Instituição | FAJ - Faculdade de Jaguariúna | 
| Website | http://www.faj.br | 
|  | |
| Cidade / UF | Jaguariúna / SP | 
| Classificação | Particular | 
 Solicitar informações
Solicitar informações| Instituição | Universidade São Judas Tadeu - USJT | 
| Website | http://www.usjt.br | 
|  | |
| Cidade / UF | São Paulo / SP | 
| Classificação | Particular |