Leo Ar
Ser Universitario
 

Química industrial

Resumo do Curso

A Química industrial é a área da Química que estuda os processos químicos industriais e sua evolução ao longo do tempo.

O químico industrial desenvolve produtos e novas tecnologias, buscando aperfeiçoar produtos e novas fórmulas, além de verificar a viabilidade econômica e técnica dos processos de produção e coordena a manutenção e instalação de equipamentos. O químico industrial serve a humanidade através de pesquisa, do desenvolvimento de novos processos e produtos e da instalação de plantas industriais para a fabricação de produtos químicos de utilidade para as pessoas. Aplica o conhecimento científico adquirido na melhora da qualidade de vida da humanidade.

No Brasil, a química industrial passou a expandir-se após a Revolução Industrial. Com issso o Brasil passou a explorar grandes investimentos na área da química.

O Curso de Química Industrial tem como objetivo a transformação da matéria-prima em produtos industrializados, a padronização de sua qualidade e o desenvolvimento de pesquisas para obtenção de novas tecnologias com o objetivo de criar novos produtos, em benefício da sociedade. O profissional atua no processo de fabricação de produtos químicos e industriais, faz experiências, estudos, ensaios, analises de substâncias e matérias primas utilizadas nas industrias, analisa a composição de produtos como metais, minérios, sais, petróleo e derivados. O aluno terá sólida formação em química básica (química geral, orgânica, inorgânica, analítica, bioquímica e físico-química); e em Química tecnológica (operações unitárias na industria química, processos da industria química, segurança industrial, economia e organização industrial).

Profissional / Mercado de Trabalho

O Químico Industrial tem como campo de atuação as indústrias, os órgãos e empresas públicas ou privadas que fazem prestação de serviços à sociedade, tais como as companhias ou serviços da área de saneamento básico, os órgãos que cuidam da proteção e preservação do meio ambiente e outras instituições que trabalham nas áreas de pesquisas ou estudos tecnológicos. Ele está apto para atuar no controle de qualidade de matérias-primas, de produtos em processamentos e produtos acabados numa industria química, bem como, elaborar laudos técnicos e prestar assessoria, dentro de sua competência.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso