Leo Ar
Ser Universitario
 

Relações Internacionais

Untitled Document

Resumo do Curso

O curso de Relações Internacionais tem ênfase na Geopolítica (foco na integração latino-americana, política/negociações internacionais e Tratados e Convenções Internacionais) e está intimamente integrada à área artístico-cultural para compreensão do contexto global contemporâneo. Para que o profissional formado possa atuar no desenvolvimento harmônico das relações internacionais, o curso foi concebido para promover a interdisciplinaridade entre a economia e a filosofia política, a história diplomática e o direito internacional.

Dentro das disciplinas do curso, o aluno tem aulas de Inglês e Espanhol e é recomendado que já tenha algum conhecimento dessas línguas, essencial para a atuação do internacionalista. Além de disciplinas de História e Teoria das Relações Internacionais, Política, Economia, Sociologia e afins, o curso ainda contempla Marketing e Meio Ambiente como parte da formação completa.

Prepara o aluno para atuar no primeiro setor (embaixadas, consulados, ministérios, secretarias municipais e estaduais de relacionamento externo, escritórios e demais representações do governo no exterior); segundo setor (entidades com atuação ou interesse de estabelecer vínculos com o exterior, tais como empresas de diversos ramos de atividade, Câmaras de Comércio, instituições financeiras, culturais e educacionais, institutos de pesquisa, editorias e publicações internacionais, etc.); e, terceiro setor, (ONGs, partidos políticos, sindicatos, etc.).

Mercado de trabalho

Em linhas gerais, considera-se que o profissional de relações internacionais pode atuar em três diferentes áreas. Em primeiro lugar, temos a sua atuação no governo, ou setor público, em órgãos como os responsáveis pela diplomacia, caso do Ministério das Relações Exteriores, outros ministérios, agências públicas, governos estaduais e municipais. Uma segunda área de atuação do internacionalista é a academia, em cursos de graduação, pós-graduação e centros de pesquisa. Por último, o analista internacional pode atuar no setor privado, onde as chances de emprego crescem a cada dia. Nesse último caso, o desafio para as instituições de ensino que formam esses profissionais é saber conciliar o conhecimento teórico com as informações técnicas de que os futuros profissionais irão precisar.

As possibilidades, neste setor parecem ser quase infinitas. Na cidade de São Paulo, em que está concentrada grande parte do PIB brasileiro, a iniciativa privada tem um papel bastante relevante, absorvendo uma parcela significativa dos estagiários e profissionais de Relações Internacionais.

O que eu posso esperar do curso?

O curso de Relações Internacionais possui características que aproximam o aluno da desejada empregabilidade. Primeiramente, a preparação teórica e técnica é realizada com o objetivo de formar um internacionalista com habilidades para atuar nas três áreas mencionadas. Além disso, ao levar em conta as características do mercado local, o curso conta com uma Empresa Júnior, onde os estudantes podem aprender na prática a atuar especialmente na esfera privada. Em segundo lugar, a área acadêmica é contemplada pela monitoria e iniciação científica, além do CEMPPRI (Centro de Estudos, Monografias, Pesquisas e Projetos em Relações Internacionais). O trabalho de conclusão de curso também contribui para a empregabilidade, especialmente no setor acadêmico. O incentivo ao estágio também faz parte do processo de aprendizagem e preparação do aluno.

A profissão está em um bom momento?

O curso de Relações Internacionais, reconhecido pelo MEC, tem formado internacionalistas empregados antes mesmo do término da graduação. Desse modo, o curso de Relações Internacionais busca, além de proporcionar aos seus alunos conhecimento teórico e técnico, garantir a empregabilidade dos futuros internacionalistas.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - FEBASP
InstituiçãoCentro Universitário Belas Artes de São Paulo
Websitehttp://www.belasartes.br
E-mail
Cidade / UFSão Paulo / SP
ClassificaçãoParticular
0800 772 5010
Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Anhanguera
InstituiçãoFaculdade Anhanguera de Jundiaí
Websitehttp://www.unianhanguera.edu.br
E-mail
Cidade / UFJundiaí / SP
ClassificaçãoParticular