Leo Ar
Ser Universitario
 

Saneamento ambiental (tecnologia)

Resumo do Curso

Saneamento Ambiental é o nome que se dá ao conjunto de práticas que visam promover a qualidade e a melhoria do meio ambiente, contribuir para a saúde pública e o bem estar da população.

O Curso é oferecido em duas modalidades: Saneamento Ambiental e Controle Ambiental, tratando das questões urbano-rurais e do gerenciamento ambiental em busca de uma melhor qualidade das atividades desenvolvidas na região e no país e, consequentemente, de uma melhor qualidade de vida para essas populações.

Áreas de Atuação

O profissional egresso do Curso de Tecnologia Ambiental, respeitadas as atribuições de cada modalidade, poderá atuar em empresas públicas e privadas, em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais viabilizando soluções técnicas para os problemas de poluição e saneamento ambiental.
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental poderá atuar em supervisão de construção urbana ou rural de sistemas de saneamento básico, nas áreas de água para abastecimento público e industrial, drenagem de águas pluviais, instalações prediais de água, esgotos e águas pluviais, gerenciamento de resíduos sólidos, prestação de serviço junto a estações de tratamento de água e esgoto, laboratórios de monitoramento de qualidade da água e esgoto, execução de programas governamentais ligados ao saneamento básico e à saúde pública.

Profissional / Mercado de Trabalho

Prefeituras, empresas de tratamento de água e esgoto, companhias de recursos hídricos e órgãos estaduais e federais, como as secretarias de Meio Ambiente, são os principais empregadores. O profissional pode ser contratado para acompanhar projetos hidráulicos e planejar e implantar novas tecnologias para melhorar a infraestrutura de saneamento dos centros urbanos. Também faz a manutenção dos sistemas hidráulicos e desenvolve projetos de recuperação de águas poluídas. Há demanda por parte de indústrias e empreendimentos dos mais variados setores, como os de turismo. Grandes hotéis e resorts do Nordeste necessitam do especialista para desenvolver projetos que visem à preservação de áreas verdes no local do estabelecimento. Ele pode ainda prestar assessoria para ONGs ambientalistas. As melhores ofertas estão nas regiões Sul e Sudeste, embora Norte e Nordeste sejam carentes do tecnólogo e estejam elevando a procura por ele. "Em geral, a demanda pelo profissional é enorme, mas a absorção fica a desejar porque os investimentos na área são insuficientes. Mas a tendência é que o volume de investimentos aumente por conta, em parte, da recém-aprovada Lei de Resíduos Sólidos. Para atender à legislação, as prefeituras terão de abrir mais vagas", diz o professor Eliano Vieira Pessoa, do IFCE.


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso