Leo Ar
Ser Universitario
 

Teatro

Untitled Document

Resumo do Curso

O Curso Superior de Licenciatura em Teatro, em formato de graduação plena, foi criado pioneiramente no Estado do Ceará pelo CEFETCE, em 2008. A capacitação forma profissionais nas áreas de interpretação teatral e docência e possui quatro anos de duração.

Não é preciso representar para atuar diretamente no ambiente do teatro, da televisão e do cinema. Além de formar atores, a Licenciatura em Teatro prepara estudantes para trabalhar como cenógrafo, crítico, figurinista, iluminador, preparador de voz e de expressão corporal, consultor de imagem e de som, diretor, dramaturgo, pesquisador e professor da Educação Básica.

Esse profissional domina recursos expressivos como a voz, o corpo, o movimento e o gesto para interpretar o texto na encenação teatral. É preciso dominar também a realidade social em que vive para ser capaz de entendê-la. Um fator importante é a leitura de livros, revistas e jornais, além de textos e obras consagradas do teatro.

O profissional habilitado na linguagem cênica articula a interpretação teatral e a difusão do entretenimento artístico-cultural. Podemos relacionar, ainda, como atividade, a consultoria e revisão na elaboração de projetos e pesquisas em teatro, cinema, vídeo e televisão.

Formação

A grade curricular fornece instrumentos técnicos e teóricos ao aluno para que ele interaja com outras formas de manifestações artísticas. Entre as disciplinas, encontramos História do Teatro, Cultura Popular, Conhecimento Musical e Estética. A capacitação orienta a utilização do corpo e da voz na interpretação, assim como no trabalho de produção e montagem de espetáculo. As disciplinas pedagógicas correspondem a 1/5 do curso como recomendação do MEC, a fim de bem formar o perfil de professor.

Mercado de Trabalho

A área de atuação não se restringe somente ao teatro, mas abrange um extenso campo de atuação na mídia audiovisual e cultural. O licenciado em Teatro poderá atuar em instituições públicas e privadas de educação básica, ONGs, Ensino Médio Profissionalizante, em teatro, televisão, rádio, cinema, órgãos públicos e empresas privadas, instituições de cultura e pesquisa, assessoria a áreas culturais, fundações, órgãos de difusão e cultura, empresas de lazer e turismo, centros culturais, instituições de pesquisas culturais, empresas de consultorias, casas de shows, etc.

Ocupações relacionadas às Artes Cênicas

  • Ator e Atriz;
  • Cenografo;
  • Crítico;
  • Figurinista;
  • Iluminador;
  • Preparador de voz e de expressão corporal;
  • Consultor de imagem e de som;
  • Diretor;
  • Dramaturgo;
  • Pesquisador e professor infantil e acadêmico.

Prática

O Curso de Licenciatura em Teatro permite a prática curricular ao aluno por meio do estágio supervisionado em escolas, ONGs, associações comunitárias e afins e pela disciplina Projetos Sociais. Essa ponte entre a sociedade e a escola proporciona a transformação do conhecimento teórico em um instrumento de aplicação na vida profissional. O estudante é acompanhado pelo professor-orientador, que verifica as condições do estágio e intera-se do mercado de trabalho atual. O Estágio corresponde a 400 horas/aula e poderá ser realizado logo após a conclusão do 3º semestre. A disciplina Projeto Social se refere a qualquer iniciativa de caráter social que possa ser executada pelo aluno, desde que contemple o desenvolvimento do senso de cidadania.

 


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso