Leo Ar
Ser Universitario
 

Tecnologia da informação (licenciatura)

Resumo do Curso

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.

O Curso Superior de Tecnologia da Informação tem como objetivo capacitar o aluno a definir o Sistema de Informação a ser utilizado na Gestão dos Negócios de uma empresa, seja ela da área do comércio, indústria ou de serviços, pública ou privada, sempre buscando ótimo desempenho do custo/benefício.

Para isso, receberá conhecimentos que lhe permitirão identificar quais informações são necessárias nos processos de gestão de uma empresa, bem como nos de atualização das tecnologias de informática existentes no mercado.

Atuam na aquisição, desenvolvimento e gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia da informação assim como no desenvolvimento e evolução de sistemas e infra-estrutura para uso de tecnologia da informação em processos organizacionais. Desenvolvem e implantam sistemas informatizados; dimensionam requisitos e funcionalidade do sistema; especificam sua arquitetura, escolhem ferramentas de desenvolvimento, especificam programas e codificam aplicativos. Administram ambientes informatizados, prestam suporte técnico ao cliente e o treinam, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos e oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias da informação. Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação; identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia; administram pessoas e equipes e interagem com outras áreas.

Podem atuar também como empresários de: tele processamento, segurança, suporte e manutenção à informática, manutenção e expansão de redes, processamento e comunicação de dados, desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outras.

Áreas e Competências

  • Desenvolver e implantar sistemas informatizados;
  • Administrar ambiente informatizado e gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • Treinar cliente e prestar suporte técnico;
  • Elaborar documentação e estabelecer padrões para ambiente informatizado;
  • Gerenciar e coordenar projetos de sistemas e tecnologia da informação;
  • Pesquisar tecnologias em informática, identificar oportunidades de aplicação e oferecer soluções para ambientes informatizados;
  • Planejar atividades de sistemas e tecnologia da informação.

Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Solicitar InformaçõesSolicitar informações
+ Cursos superiores
Anhanguera
InstituiçãoFaculdade Anhanguera de Jundiaí
Websitehttp://www.unianhanguera.edu.br
E-mail
Cidade / UFJundiaí / SP
ClassificaçãoParticular