Leo Ar
Ser Universitario
 

Tecnologias em saúde - oftálmica e radiológica

Untitled Document

Resumo do Curso

Oftálmica

Tecnológico

Esse tecnólogo aplica exames oculares complementares para ajudar o oftalmologista na prevenção, no tratamento e no diagnóstico de problemas e alterações dos olhos e da visão. Opera equipamentos de fotografia, ultrassonografia ocular para medir a percepção e a amplitude visual, o desempenho de cada um dos olhos e a capacidade de identificação das cores. Por se tratar de um profissional que atua na prevenção e na promoção de saúde, é necessário que ele conheça o processo visual completo, em seus aspectos fisiológicos e funcionais. Ele trabalha sob a supervisão de um oftalmologista, em consultórios e clínicas especializadas. Também é possível atuar em unidades hospitalares de cirurgia ocular.

O mercado de trabalho

Os egressos de Oftálmica podem encontrar oportunidades nos serviços dedicados ao tratamento e à prevenção de doenças oculares, como hospitais, clínicas e consultórios médicos. Em parceria com o oftalmologista, o tecnólogo faz instrumentação em cirurgias oculares e realiza exames como retinografia e tomografia. Empresas de equipamentos oftalmológicos, como Alcon, Baush & Lomb e Opto, também costumam contratá-lo como representante comercial, atuando na área de marketing, como desenvolvedor de produtos ou consultor técnico. O mercado está aquecido principalmente nas capitais da Região Sudeste, além de Brasília e Goiânia, no Centro-Oeste. "Nossos alunos têm a opção de ficar em São Paulo em razão das vagas oferecidas por aqui. No entanto, alguns vêm de outros estados, voltam para seus locais de origem depois do curso e conseguem colocação no mercado", explica Rosana de Alencar Ribeiro, diretora acadêmica do curso de Tecnologias em Saúde da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O profissional pode ainda optar pela carreira acadêmica depois da pós-graduação.

Salário inicial: R$ 2.600,00 (fonte: Associação Brasileira de Tecnologia Oftálmica).

O curso

Os estudos começam com disciplinas básicas da área da saúde, como anatomia, fisiologia endócrina e neurofisiologia, que fornecem os conhecimentos fundamentais sobre o corpo humano. Do núcleo específico fazem parte matérias como instrumentação cirúrgica oftalmológica, morfofisiologia da visão e óptica clínica. O currículo abrange disciplinas que fornecem ao aluno o conhecimento técnico e operacional dos aparelhos oftalmológicos e a habilidade no seu manuseio. Também há boa carga de atividades práticas. Fique de olho: A UBC oferece o curso de Óptica e Optometria, no qual o aluno aprende a construir lentes oftálmicas para óculos ou lentes de contato.

Duração média: três anos.

Outros nomes: Óptica e Optometria; Saúde (oftálmica).

Radiologia

Tecnológico

Esse tecnólogo opera equipamentos de diagnóstico por imagem que produzem radiografias convencionais ou digitais, empregados tanto na área médica quanto na industrial e de engenharia. Na Medicina, as imagens ajudam a identificar alterações e patologias em órgãos internos do corpo humano, em exames de raio X ou de ressonância magnética, por exemplo. Em Engenharia, o tecnólogo utiliza os aparelhos para rastrear estruturas metálicas e tubulações de edifícios escondidas sob o concreto ou a fuselagem de aeronaves, com o objetivo de localizar e corrigir defeitos na construção de aviões. Nas indústrias farmacêutica e na alimentícia, esse profissional atua com físicos e engenheiros de alimentos na operação de fontes radioativas empregadas na esterilização de medicamentos e alimentos. Ele pesquisa melhorias na qualidade das imagens e a segurança dos aparelhos. Para exercer a profissão é necessário registrar-se no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia.

O mercado de trabalho

A demanda por serviços mais qualificados de diagnóstico por imagem, seguindo uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como o avanço tecnológico dos equipamentos, tem aumentado a procura por esse profissional. "Isso porque eles não atuam apenas em diagnósticos médicos, radioterapia e radiofármacos, mas também na área de radiologia industrial e no setor de novas fontes de energia", diz Guilherme Costa Matsutani, coordenador do curso da UMC, em São Paulo. Hospitais, clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas são os maiores empregadores do tecnólogo. Ele é contratado para operar equipamentos, como o de raio X, ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea e mamógrafos, além de cuidar do controle e da qualidade das imagens. Há ainda oportunidades em indústrias, como a química e farmacêutica, no controle e na realização de testes para medir os níveis de radioatividade de determinados produtos. Fabricantes de equipamentos, como Siemens e Philips, também contam com o tecnólogo para atuar como representante comercial, consultor técnico ou na área de desenvolvimento de novos produtos. Segundo o professor Guilherme Matsutani, o estado do Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar na oferta de empregos.

Salário inicial: R$ 1.428,00 (24 horas semanais; fonte: Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia no Estado de São Paulo).

O curso

Esse curso começa com biologia, fisiologia e anatomia. As áreas de informática e gestão ocupam boa parte da carga horária. O aluno adquire competências para realizar exames de radiologia convencional, tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea e ressonância magnética, além de manipular softwares utilizados nas estações de trabalho, em que são desenvolvidos os processos de aquisição e digitalização de imagens. Há um terceiro grupo de disciplinas, relacionado com a física radiológica, em que se ensinam as propriedades da radiação que viabilizam a produção da imagem e a aplicação de campos magnéticos. O estudante precisa apresentar um trabalho de conclusão e cumprir estágio de até um ano.

Duração média: três anos e meio.

Outros nomes: Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Saúde; Radiologia Méd.; Saúde (radiologia).

 

 


Universidades / Faculdades que oferecem este curso de graduação

Não foram encontradas faculdades para este curso