Leo Ar
Ser Universitario
 

Enem 2015 - Notas por Escolas

04/10/2016 - 14:29h

<a href="/inep"><a href="/inep">Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais</a> Anísio Teixeira</a> (<a href="/inep">Inep</a>)

Mais uma vez, as escolas com as médias mais altas são da rede privada, têm alunos de alto poder aquisitivo e turmas pequenas. Inep ressalta que lista não é ranking e desempenho deve ser avaliado dentro de contextos que permitam comparar semelhanças e diferenças entre as escolas.

No topo, a rede privada

As notas do Enem 2015 por escola foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (4). Os arquivos reúnem as notas de 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas do país que prestaram o Exame Nacional Do Ensino Médio no ano passado. Os dados são divulgados anualmente pelo governo federal para fomentar o debate sobre a qualidade na educação.

É possível fazer recortes que levam em conta desde o porte da escola até a condição socioeconômica dos alunos, fatores que influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e que, portanto, devem ser considerados na hora de avaliar a situação de cada escola.

Entretanto, em uma análise que considera apenas a nota das provas objetivas (excluindo redação), os dados apontam um aumento do abismo que separa as escolas públicas e as privadas. Neste ano, das 100 escolas com maior nota média no Enem 2015, 97 são privadas. No universo de 1 mil escolas, somente 49 são da rede pública. No ano anterior, eram 93, e em 2013, 78.

Esse cenário considera o cálculo da média aritmética das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza). A lista apresenta o Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, com a melhor média geral.

O colégio, privado, tinha apenas 41 alunos matriculados no último ano do ensino médio em 2015, mas fica no mesmo endereço de outra escola do mesmo grupo, o Objetivo Centro Interescolar Unidade Paulista, que, no ano passado, tinha 321 estudantes concluintes do ensino médio, e teve a 526ª melhor média na lista do Enem 2015 (veja aqui a lista dos colégios com as melhores notas médias gerais).

Por fatores como esse, é consenso entre especialistas em educação que a nota do Enem por escolas não pode ser tomada como único critério para escolha de um colégio.

Para Francisco Soares, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), e ex-presidente do Inep, a lista do "Enem simplesmente consagra as escolas que fazem seleção de seus alunos".

"Entre as melhores classificadas, um primeiro fato a considerar é que as privadas selecionam primeiro seus alunos pela renda e também pelo desempenho em provas. Esta seleção é frequentemente feita ao longo dos anos, convidando os estudantes mais fracos a saírem. As escolas públicas que estão nas melhores colocações são também aquelas que admitem seus alunos através de difíceis vestibulares", afirmou Francisco Soares.

Desigualdades

Os dados mostram que a diferença de financiamento direto na escola também reflete o desempenho médio dos estudantes. A comparação entre as (mil escolas com as maiores médias na nota do Enem e as mil escolas com as médias mais baixas revela que, no primeiro grupo, 951 escolas são privadas, e as demais são colégios públicos de regime e orçamento diferenciados, incluindo a prática, em alguns casos, de vestibulinho para selecionar novos alunos.

Essa é a concentração mais alta de escolas privadas entre as melhores do país em pelo menos três anos. No Enem 2014, entre as mil melhores escolas, 93 eram públicas. No Enem 2013, 78 das mil melhores escolas eram da rede pública.

Já no segundo grupo, que reúne as mil escolas com as menores médias, só 15 – ou 1,5% do total – são escolas particulares. Há apenas uma Etec (escola técnica da rede estadual paulista), localizada em uma zona rural. Além dela, 980 escolas são estaduais, e quatro são municipais.

“As melhores escolas públicas têm nível socioeconômico bastante alto. Como a professora Maria Helena comentou muito bem, elas têm vestibulinho para alunos frequentarem o ensino médio”, diz Maria Inês Fini, presidente do Inep.

“Ranking é inapropriado para indicar aos pais a qualidade da escola”, diz Maria Inês.

Para o Inep, novamente os resultados das escolas públicas apontam a necessidade de reforma do ensino médio. “Temos contingente enorme de alunos que estão aprendendo muito pouco, currículo organizado de maneira tradicionalista e conservadora. Os resultados apontam para a necessidade da reforma do ensino médio”, afirma Maria Inês.

O nível socioeconômico entre as mil escolas com média mais alta, e as mil escolas com média mais baixa, também varia muito.


Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacio



Mais notícias
Veja todas as noticias