Enem 2015: veja o passo a passo para garantir uma boa nota na redação

19/10/2015 - 12:01h

Antes de começar o seu texto, é importante elaborar um rascunho onde você possa anotar as ideias principais (FOTO: Reprodução)

Na contagem regressiva para o Enem 2015, é importante que os alunos preparem-se corretamente para a redação. Afinal, essa nota tem um peso muito importante no desempenho total do exame. Saber a maneira certa de começar um texto, assim como o que é necessário abordar ao longo da dissertação pode ser um grande diferencial entre os alunos.

Sabendo disso, separamos a seguir 5 dicas para garantir um bom desempenho na prova de redação do Enem. Confira abaixo e prepare-se da melhor forma:

1 – Entenda qual é a proposta
Antes de começar o texto, é importante que o aluno compreenda qual é a proposta de redação, ou seja, o que os examinadores esperam que o texto aborde. O Enem costuma cobrar dos candidatos não apenas que escrevam sobre determinada situação, mas que elaborem uma proposta de intervenção para ela. Portanto, procure ler com atenção as instruções antes de começar a escrever.

2 – Preste atenção na introdução
Lembre-se de que uma introdução adequada deve contem um breve resumo dos assuntos principais que serão abordados ao longo da redação. Afinal, ela funciona como uma apresentação para o seu texto, mantendo o interesse do leitor em prosseguir como texto. Tenha atenção para não fazê-la muito extensa, especificando ideias demasiadamente. Você já fará isso na argumentação e na conclusão.

3 – Faça um rascunho
Antes de começar o seu texto, é importante elaborar um rascunho onde você possa anotar as ideias principais e palavras-chave. Contudo, tome cuidado para não gastar muito do seu tempo durante essa elaboração. Anote apenas aquilo que for necessário para ajudar a conduzir sua redação.

4 – Elabore uma argumentação consistente
Quando você se posicionar sobre determinado assunto, não se esqueça de elaborar argumentos consistentes para defender a sua ideia. Uma boa redação precisa apresentar teses bem sustentadas pelo aluno, de uma forma clara e coerente.

5 – Reforce os argumentos importantes na conclusão
Uma boa conclusão é aquela que aborda os argumentos mais fortes que foram expostos ao longo do texto, reforçando-os. Ela serve para fechar o texto, como uma espécie de resumo de tudo o que foi dito. O aluno deve estar atento nessa etapa final do texto para fugir da repetição.

Fonte: Uol