Enem 2015: você tem 3 minutos para cada questão; veja como usar bem o tempo

21/10/2015 - 06:01h

Para 7,7 milhões de candidatos, o próximo final de semana será uma verdadeira maratona: dois dias, 180 questões, uma redação e a possibilidade de conseguir a tão sonhada vaga na universidade. Então, olho vivo no relógio: o tempo pode ser seu aliado ou o grande vilão nessa prova de resistência.

No sábado (24) e no domingo (25), os candidatos terão em média 3 minutos para resolver cada questão. Por isso, não perca tempo em questões com difíceis. A principal dica, segundo os professores, é começar pelas áreas com que você tem mais afinidade.

Segundo a Alessandra Venturi, orientadora educacional do Cursinho da Poli, com a prova em mãos, o primeiro passo é dar uma olhada geral no caderno de questões antes de começar. "É sempre o aluno que deve determinar a ordem das disciplinas. Crie um tipo de marcação para as questões com grau maior ou menor de dificuldade e vá deixando para o final. Faça um rascunho ou um desenho enquanto lê a questão, ou elenque palavras-chave para agilizar a memória", afirma.

Márcio Castelan, coordenador do Anglo Vestibulares, diz que esse método, de resolver primeiro as mais fáceis, é como o brincar de "pega varetas". "Dessa forma, o tempo é administrado de forma mais racional. Porque demorar demais em algum item que não se domina o assunto é desperdiçar tempo de prova. Certamente o candidato encontrará questões com menor grau de dificuldade adiante, que serão resolvidas rapidamente e no final, depois de ter feito todas as questões conhecidas com lucidez e tranquilidade o candidato pode tentar resolver as mais complexas", diz.

Redação: antes ou depois?

No domingo, além de 90 questões, o candidato precisa fazer uma redação em aproximadamente uma hora. Os Professores dizem que não há uma regra, mas o candidato, mais uma vez, vai precisa calcular bem o tempo para dar à redação a atenção necessária.

"O que não deve nunca acontecer é deixar a redação para o final. Os minutos finais devem ser usados para resolver as questões mais complicadas ou que deixaram dúvidas, marcar e conferir o gabarito", afirma Venturi.

Os professores não são unânimes em dizer se o tempo de 3minutos por questão é ou não suficiente. O que todos dizem, no entanto, é que o mais importante é saber administrar o tempo.

"Uma prova bem elaborada/balanceada trará equilíbrio entre os itens, alguns demandarão mais do que três minutos e outros em menos de um minuto será resolvido. Por isso é importante estar atento para não travar em uma questão e ficar", diz Castelan.

Para isso, treino é essencial. Quanto mais o aluno estiver acostumado com o modelo de questão e com o tempo controlado para fazer provas, mais seguro ficará com o controle do tempo.

Mas não é só isso. Chegar cedo ao local de prova, ter uma alimentação adequada e dormir cedo no dia anterior também é importante para se dar bem no Enem. "Essa é hora de relaxar. Não adianta mais passar a noite revisando o lendo Apostilas horas ou minutos antes da prova. O mais importante é guardar energia e ficar calmo para atingir seu melhor desempenho", diz Venturi.

Fonte: Uol