Estudantes de Taió e Rio do Sul, SC, farão Enem em 1º e 2 de dezembro

26/10/2015 - 06:01h

Muitos estudantes deixaram local de prova às 19h, mas outros já deixaram as salas antes das 16h (Foto: Carolina Lopes/G1)

Os candidatos de Taió e Rio do Sul do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 vão fazer as provas nos dias em 1º e 2 de dezembro, anunciou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

São 4.542 estudantes que não puderam fazer as provas devido à chuva - 3.618 em Rio do Sul e 924 em Taió, no Vale do Itajaí. Na sexta-feira (23), o Ministério da Educação (MEC) havia informados que os estudantes dos dois municípios realizariam as provas no máximo até 1º de dezembro.

"Os organizadores do Inep consideram que nesses casos foi necessário suspender a prova. Será feita uma nova prova, no mesmo grau de dificuldades, as mesmas regras de editais. O nível de uma prova para outra será o mesmo", afirmou Mercadante.

O percentual de abstenções nesta edição do Enem foi de 25,5%, o menor em seis anos de exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes. Em 2014 foram 1.519 excluídos. Até a noite deste domingo o Inep não havia digulgado os números relacionados a Santa Catarina.

Provas
Em Santa Catarina, os demais candidatos prestaram a prova normalmente. Alguns  acharam que as 5h30 de prova foram insuficientes para responder todas as questões do segundo dia do exame.

"Achei que faltou muito tempo e várias pessoas que conversei também acharam. São questões grandes, contas", afirma a estudante Luiza Costa, que deixou de responder oito questões de português e matemática.

Luiza fez a porva em Imbituba, no Sul do estado, assim como a estudante Camylla Ramos de Amorim, que também deixou o local de provas às 19h. "Poderia ter mais uma horinha", brinca. "Achei as de matemática mais fáceis que ano passado", avalia. Ela faz a prova pela terceira vez, mesmo tendo 17 anos.

Abstenções no sábado
Santa Catarina teve 22,36% de abstenções no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O índice é inferior à média nacional, que registrou 25,31% de faltas.

Ao todo, estão inscritos para fazer as provas neste fim de semana no estado 158.009 candidatos. Outros 4.542 candidatos das cidades de Taió e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, tiveram a avaliação adiada por causa das chuvas que afetaram a região.

ENEM 2015: PROVAS
Veja abaixo as provas e a correção

Os candidatos que perderam a prova no sábado (24) poderão realizar normalmente a etapa deste domingo (25), segundo o Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é considerado uma importante entrada para cursos superiores em unicersidades públicas.

No sábado (24), os estudantes fizeram 45 questões de ciências humanas e outras 45 de ciências da natureza. A maioria dos candidatos ouvidos pelo G1 em Florianópolis achou a prova difícil.

Para Elisangela Machado, de 40 anos, esta é a quarta vez como candidata ao Enem. Ela trabalha em um restaurante em Florianópolis e participa do exame porque quer estudar radiologia.  "A prova este ano foi muito bem elaborada, mas estava bem difícil. Espero me dar melhor amanhã. Acho que a redação vai ser sobre a maioridade penal ou a crise hídrica", diz.

Atrasos
Nem saindo com 1h30 de antecedência de casa, a auxiliar de saúde Jordana Almeida da Costa, de 33 anos, que está grávida, conseguiu chegar a tempo para a prova do Enem em Florianópolis neste sábado (24).

Moradora do bairro Vargem Grande, no Norte da Ilha, ela faria a prova na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade. Noventa minutos foram insuficientes para a candidata fazer um trajeto que normalmente duraria meia hora.

“Fiquei chateada, meu marido e eu viemos de carro, nos organizamos, saímos com antecedência de casa e não deu certo. No ano que vem vou me inscrever novamente. Ainda estou dividida entre os cursos de Nutrição e Fisioterapia.  Agora já sei, vou sair três horas antes de casa”, lamenta Jordana.

Enem 2015 domingo (25) - Portão da UFSC foi fechado às 13h (Foto: Guilherme Sá/RBS TV)
Portão da UFSC foi fechado às 13h neste domingo (25) (Foto: Guilherme Sá/RBS TV)