Grávida se prepara para Enem e diz que bebê pode nascer no dia da prova

16/10/2015 - 09:01h

Beatriz Rocha, de 20 anos, se prepara para o Enem (Foto: Gil Oliveira/TV Clube)

Os milhões de candidatos que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem estar ansiosos e na expectativa para o grande dia de realização das provas. E essa ansiedade duplica para a jovem Beatriz Rocha, de 20 anos, que está no período final da gestação e o bebê pode nascer a qualquer tempo, incluindo o dia da prova.

Beatriz, que mora no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina, é uma das 166 candidatas grávidas que se inscreveram para fazer o exame no Piauí. Em todo o Brasil foram inscritas 8.424 futuras mamães.

Os dados são do Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para ajudar no reforço dos estudos, Reatriz assiste a aulas pela internet (Foto: Gil Oliveira/TV Clube)
Para ajudar no reforço dos estudos, Reatriz assiste
a aulas pela internet (Foto: Gil Oliveira/TV Clube)

A jovem contou que se se preparou pouco para a prova, mas se sente bastante confiante por conta da experiência acumulada em duas edições do exame. Em contrapartida, ela se mostra preocupada e ansiosa por conta do nascimento do filho, fato que pode até atrapalhar na hora da prova.

E para buscar um pouco de tranquilidade para ela e para o bebê, ela procura ouvir músicas. Nos estudos, ela foca no conteúdo da prova com aulas pela internet.

"Eu queria ter me preparado mais para a prova, porque estava bem mais preocupada por conta da ansiedade e do nervosismo para o nascimento do meu filho que está previsto para a semana da prova, e pode até cair no mesmo dia do Enem. Por enquanto ainda estou tentando manter a tranquilidade, mas tenho um pouco de receio por conta do nervosismo que está a flor da pele", contou.

Ela contou ainda que está fazendo o Enem pela terceira vez e pretende ingressar na Faculdade para garantir um futuro melhor para o filho que está por vir. O curso para o qual ela vai concorrer é fisioterapia.

"Já fiz o Enem e não consegui passar ainda, mas confesso que lá no fundo algo está me dizendo que irei passar dessa vez, já que tenho a experiência de ter feito a prova duas vezes. Me identifico bastante com esse curso de fisioterapia e não penso em outro que não seja esse", disse.

Grávidas no Enem
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) oferece o serviço de acompanhamento especial para pessoas com alguma deficiência e que precisam de adaptações no acesso ao local de provas durante o exame, e para pessoas que tenham alguma condição que exija um cuidado específico. No Piauí, 1.583 candidatos solicitaram atendimento especial.

Segundo os dados, 2.197 inscritos têm algum tipo de deficiência e receberão atendimento especializado. Desde 2013, o MEC decidiu redobrar os cuidados com as candidatas grávidas durante a realização do exame depois que, em 2012, uma estudante do Mato Grosso do Sul deu à luz no segundo dia de prova do Enem.

Como parte do atendimento específico a essas mulheres, o Inep notificou os municípios onde elas fariam o Enem para que esses mapeassem os hospitais que ficam próximos ao local das provas onde as candidatas farão o exame.

Além disso, solicitou o apoio de profissionais de saúde no local para quaisquer imprevistos. Em alguns locais de prova, as gestantes receberão ainda apoios para as pernas, mesas e cadeiras sem braço.

Isentos
Dos 7.746.118 inscritos no Enem deste ano, 1.344.797 estavam automaticamente isentos da taxa por serem ourindos de escola pública, 4.417.285 declararam carência e também não pagaram a taxa e outros 1.984.036 candidatos são pagantes.

A partir desta edição, os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício de isenção de pagamento para a próxima edição do exame.

Data das provas
O primeiro dia de prova acontece no sábado, dia 24, quando serão aplicadas as avaliações com questões de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. Já no domingo, 25, as questões de linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.