Mais de 5 mil estudantes viram a noite em maratona de revisão para o Enem

22/10/2015 - 08:01h

Na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio 2015 (Enem), aproximadamente cinco mil candidatos participaram de uma grande revisão em Teresina. O evento promovido pela Secretaria de Educação do Piauí em uma casa de shows da cidade se arrastou por toda a madrugada e atraiu estudantes do interior do estado e até do Maranhão.

Alda de Sousa quer superar o desempenho do filho no Enem (Foto: Gustavo Almeida/G1)
Alda de Sousa quer superar o desempenho do filho
no Enem (Foto: Gustavo Almeida/G1)

A revisão apelidada de "Corujão da Vitória" teve início por volta das 20h da quarta-feira (21) e só terminou perto das 6h desta quinta-feira (22). O evento é preparado especialmente para estudantes de escolas públicas, mas qualquer aluno poderia participar. Candidatos de diferentes idades optaram por virar a noite em busca do sonho em comum de ingressar na universidade.

A funcionária pública Alda de Sousa Costa, 55 anos, concluiu o ensino médio na década de 1980 e somente agora resolveu pensar no ensino superior.

Apesar de sonhar em cursar biologia ou administração, ela revela que consegue controlar a ansiedade, diz que está tranquila. Alda conta ainda que um dos seus objetivos é superar o desempenho do filho, que é estudante de uma Faculdade particular, e fez o Enem no ano passado.

“Eu sou muito sossegada. Vou fazer [o Enem] sem muita ambição e se der para eu responder tudo direitinho na prova será muito bom. Vou tentar ver se me saio melhor do que o meu filho no Enem. Ele já fez uma vez e não conseguiu a aprovação para a universidade pública, então vou ver se me saio melhor”, contou.

Para ajudar na preparação, muitos estudantes escolheram se unir durante a rotina de estudos. O casal de namorados Diva Pita, 20 anos, e Marcos Silvestre, 18 anos, ficou o tempo todo junto durante as dez horas seguidas de revisão. Os jovens revelaram que a união também se repetiu durante os três meses de estudos.

“A gente sempre dá ideia um para o outro. Começamos nos preparar há mais ou menos uns três meses e apesar de estudamos em colégios diferentes um fica sempre incentivando o outro”, contou Diva Pita, que sonha cursar psicologia.

Casal de namorados conta que estudou junto para o Enem (Foto: Gustavo Almeida/G1)

A mega revisão atraiu estudantes de várias cidades do Piauí e até mesmo do Maranhão. Um ônibus lotado de jovens de uma escola estadual maranhense saiu da cidade de Poção de Pedras, distante cerca de 300 km de Teresina, especialmente para participar da última oportunidade de revisar o conteúdo de estudos.

Grupo saiu do interior do Maranhão para a revisão em Teresina (Foto: Gustavo Almeida/G1)
Grupo saiu do interior do Maranhão para a revisão
em Teresina (Foto: Gustavo Almeida/G1)

Segundo os estudantes, o ônibus saiu da cidade maranhense perto das 14h e só chegou em Teresina por volta de 20h. A direção da escola e a prefeitura da cidade viabilizou a vinda dos candidatos para a revisão.

Apesar da longa viagem, o grupo estava animado e empolgado para a prova e só retornou ao estado natal quando a revisão terminou na manhã desta quinta-feira.

Além das aulas de revisão, o evento também contou com momentos de descontração para ajudar os candidatos a enfrentar a madrugada.

Estudantes do Piauí que se destacaram na educação e ganharam projeção nacional, a exemplo de Izael Araújo, campeão do Soletrando, estiveram presentes e incentivaram a multidão para a prova.

De acordo com o Professor Wellington Soares, um dos coordenadores da revisão, o evento já virou tradição no estado. Ele explica que o objetivo maior da iniciativa é diminuir a diferença entre estudantes da rede pública e privada.

"Esse é um grande esforço para colocarmos o aluno da rede estadual no mesmo patamar da rede particular e sanar essa lacuna que ainda existe. O importante é que o aluno da rede pública está aqui com humildade e vemos que eles estão sedentos de saber. Aqui não é só rever conteúdos, mas também melhorar a autoestima", disse.

As provas do Enem serão aplicadas no próximo fim de semana em todo o país. No Piauí, 154.839 candidatos se inscreveram para o exame.

No sábado (24), serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo (25) será a vez de linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Revisão atraiu estudantes de várias cidades do Piauí (Foto: Gustavo Almeida/G1)