MEC recomenda levar o cartão de confirmação impresso ao Enem 2015

21/10/2015 - 16:01h

Apesar de não ser obrigatória, medida pode ajudar o aluno a evitar imprevistos

Nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)optaram por disponibilizar os cartões de confirmação da prova somente pela internet, ao invés de enviá-los por correio como nos anos anteriores. Com essa iniciativa, foram economizados R$ 16,5 milhões em recursos dos cofres públicos.

Além de mais barato, o método de consulta pela internet tornou a checagem de informações muito mais rápida e prática. Ele também garantiu que todos os estudantes tivessem acesso simultâneo ao cartão de confirmação, ao contrário do que acontecia nas edições passadas, quando a entrega dos envelopes por correio costumava atrasar.

No dia da prova, além de um documento original com foto, o MEC e o Inep recomendam aos candidatos levar o cartão impresso, já que nele constam todas as informações pessoais do aluno,indicação de solicitação de atendimentos especiais, endereço do local da prova, entre outros dados importantes. Se houver a necessidade de checar algum dado, é importante ter esse documento em mãos.

Se você ainda não consultou o cartão de confirmação no site, é importante que o faça o quanto antes. Para checar as informações, basta acessar a Página do Participante e informar número do CPF e senha de cadastro na área do login. Para imprimir o cartão, o candidato precisa digitar, novamente, o CPF.

Em caso de esquecimento da senha, o aluno poderá solicitar uma nova pelo site. Acesse http://enem.inep.gov.br/recuperar-senha.html e aprenda a fazer o procedimento corretamente.

Fonte: Universia