Leo Ar
Ser Universitario
 

Saiba qual é o segredo dos cearenses que tiraram nota mil na redação do Enem 2015

13/01/2016 - 11:00h

Felipe e Milena estudam no mesmo colégio e tiraram nota máxima na redação do Enem (FOTO: Divulgação)

Felipe e Milena estudam no colégio Master, de Fortaleza (FOTO: Divulgação)

A nota máxima na prova de redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é motivo de orgulho para os estudantes cearenses Carlos Felipe Bezerra e Milena Rodrigues, ambos de 18 anos. Cumprindo uma carga horária de pelo menos 12h de estudos diário, os jovens pretendem seguir caminhos distintos. Enquanto Felipe opta por Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC), Milena segue o sonho de se tornar médica na instituição.

Na edição deste ano, os 5,7 milhões de estudantes que participaram do Enem foram submetidos ao tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Na edição 2014, em que teve como tema “Publicidade infantil no Brasil”, os estudantes tiraram 840 pontos. Neste ano, eles se superaram.

Para Milena, o debate em sala de aula ajudou bastante na hora de fazer a prova. “Por ser um tema bastante enquadrado na matriz do Enem, ele foi bastante debatido em sala por Professores de várias disciplinas. E isso ajudou muito”, relata.

Preparação desde cedo

Para garantir o resultado, os jovens comentam que os treinos diários, aliados às aulas de português, foram fundamentais para tirarem a pontuação máxima. Segundo a diretora do Master, de Fortaleza, colégio onde os alunos estudam, Deborah Costa, a preparação começa desde cedo.

“Isso é um trabalho processual. Ou seja, não é feito somente no 3º ano. Mas o principal diferencial é que a gente acredita muito na leitura. Quando eles chegam no 3º ano, esse trabalho se intensifica, e incluímos todos os alunos em um programa voltado para a melhoria textual”, destaca a diretora.

Para chegar a esse resultado, o esforço máximo foi necessário por parte dos jovens. Segundo Milena e Felipe, o segredo é dedicação. “Nós ficávamos o dia inteiro no colégio assistindo às aulas ou estudando na biblioteca. No período da noite nós éramos orientados a se dedicar mais a leitura de jornais e na resolução de exercícios”, afirmam os alunos.

Como é a correção

A prova de redação do Enem é uma das mais importantes de todo o exame. Para isso, duas pessoas especialistas são destinadas para corrigir, de forma independente, as provas. Ou seja, nenhum dos corretores sabe a nota atribuída pelo outro.

Dessa forma, cada corretor atribuirá uma nota de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências. Como resultado, será efetuado uma média aritmética simples das notas concedidas pelos corretores. Caso haja uma diferença de 100 pontos ou mais entre as notas, um terceiro corretor deverá analisar a prova.

As notas do Enem de 2015 foram divulgadas na última sexta-feira (8) por meio do Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar o resultado da prova, o aluno pode acessar o site da instituição e efetuar o login através do CPF e senha pessoal.


Fonte: Uol



Mais notícias
Veja todas as noticias