Vazam supostas propostas de redação do Enem 2015

21/10/2015 - 14:01h

Neste domingo (18), as fotos de supostas propostas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) circularam pela internet. Também foram lançadas na rede imagens do que seriam as provas rosa e azul do Enem 2015.

O Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) negou o vazamento do exame e disse que as imagens seriam de uma prova falsa. O Instituto também afirmou que todo material divulgado na internet será encaminhado para a Polícia Federal, que se encarregará de investigar a situação e procurar os responsáveis.

Entre as imagens, estavam dois supostos temas de redação. Um deles mostrava um gráfico e dados sobre a intolerância religiosa no Brasil, em uma folha de cor cinza. Já no outro material que circulou na rede, a proposta envolvia a questão da terceirização trabalhista, que foi um tema de destaque nos noticiários deste ano. Também surgiram fotos do que seriam as capas dos cadernos dos dias de prova, sendo um na cor rosa e outro azul. Em ambos é possível ver o logo no Enem 2015.

Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep disseram que a segurança para o Enem 2015 foi redobrada para evitar qualquer tipo de vazamento de informações. Entre as medidas tomadas nesta edição, está o monitoramento de redes sociais e a contratação de um fiscal do Inep para fiscalizar a abertura dos malotes de provas.

O Enem 2015 acontecerá neste fim de semana, dias 24 e 25 de outubro. Ao todo, o exame conta com 7.746.118 inscritos. Os candidatos que forem participar das provas devem acessar o cartão de confirmação pela internet para consultar o endereço do local de prova e outras informações sobre o exame.

Fonte: Universia