Veja 5 aplicativos para ajudar na preparação para o Enem

16/09/2015 - 10:01h

SÃO PAULO - A pouco mais de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes estão na reta final dos estudos e podem contar com uma ajuda extra, com simulados da prova em aplicativos para celular. O Estado selecionou cinco dispositivos que têm versões gratuitas para a preparação.

"É interessante porque o aluno pode fazer algumas questões quando está no carro, no metrô ou esperando a aula começar. É uma interação que permite ao usuário exercitar seus conhecimentos sem demandar muito tempo", contou Vitor Pereira de Freitas, desenvolvedor do aplicativo EstudaVest, que já teve mais de 200 mil downloads.

Cinco aplicativos para estudar para o Enem

Reprodução

Descubra o Enem - O aplicativo tem simulados preparados por Professores do Colégio Pentágono, com questões inéditas e de edições anteriores do Enem. São disponibilizadas gratuitamente 15 questões de cada área. O dispositivo está disponível para os sistemas IOS, Android e Windows Phone.

• Descubra o Enem - O aplicativo tem simulados preparados por professores do Colégio Pentágono, com questões inéditas e de edições anteriores do Enem. São disponibilizadas gratuitamente 15 questões de cada área. O dispositivo está disponível para os sistemas IOS, Android e Windows Phone.
  • AppProva: O aplicativo disponibiliza gratuitamente 9 mil questões de provas anteriores do Enem. Quando o aluno erra uma questão, o sistema indica a alternativa correta e o conteúdo que deve ser revisto. Disponível para IOS e Android.
  • EstudaVest: O aplicativo oferece questões de provas anteriores do Enem e de outros vestibulares do país. É possível escolher uma disciplina específica ou resolver questões aleatoriamente. O sistema libera gratuitamente um número determinado de questões por dia, para acesso ilimitado é preciso pagar R$ 9,99 por mês. Disponível para os sistemas IOS, Android e Windows.
  • Quase Lá: Oferece testes de versões anteriores do Enem. O aluno pode montar cinco planos de estudos com 20 a 360 questões a serem resolvidas. O aplicativo tem versão reduzida gratuita. O aplicativo ainda incentiva o estudante a resolver as questões no menor tempo possível. Disponível para os sistemas IOS e Android.
  • Pense +: O aplicativo gratuito tem mais de 1.200 questões de provas do Enem de 2007 a 2014 e permite que o usuário veja na hora se a resposta está correta ou não. Disponível para o Android.

De acordo com Freitas, os usuários, em geral, ficam pouco tempo logados no aplicativo, mas o usam diariamente".

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.

A nota do Enem é usado como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas. Também é critério para acessar bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Financiamento Estudantil (Fies) ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Fonte: Estadão