Após 12 anos, HC abre concurso para contratar mais de 1,5 mil profissionais

06/04/2015 - 10:02h

Untitled Document

Hospital de Clínicas da UFPR deve fechar 94 leitos em novembro (Foto: Divulgação/ Leonardo Bettinelli/ UFPR)
Hospital de Clínicas da UFPR fechou leitos
por falta de funcionários
(Foto: Divulgação/ Leonardo Bettinelli/ UFPR)

Depois de 12 anos e muitas crises, o Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba, vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), terá concurso público para contração de profissionais. Serão 1.775 vagas divididas pelas áreas administrativa, assistência social e médica.

As inscrições começam nesta quarta-feira (1º) e seguem até as 23h59 do dia 6 de maio.

Com a renovação do quadro de funcionários, a direção espera reabrir leitos fechados e recuperar a capacidade de atendimento.

Desde 2010, quando foi criada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o HC ficou impedido de fazer novas contratações, que por lei são realizadas exclusivamente com o intermédio da Ebserh. O Conselho Universitário da UFPR não havia aprovado à adesão Ebserh, isso ocorreu apenas em 2014.

O último concurso realizado para o Hospital de Clínicas foi em 2003. A partir de 2005, de acordo com a UFPR, houve apenas reposição paliativa de servidores aposentados, falecidos e exonerados.

Sem funcionários, o HC chegou a ter mais de 200 leitos fechados. Ao todo, o hospital possui 457 leitos, ou seja, a medida atingiu 20% das vagas. Além disso, os profissionais estavam sobrecarregados com a frequência de horas-extras e houve uma determinação judicial para demissão dos funcionários contratados pela Fundação da UFPR (Funpar).

Parte das vagas deste concurso será direcionada à Maternidade Victor Ferreira do Amaral, também ligada à UFPR.

edital do concurso já está disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que irá realizar a prova.

Gestão compartilhada
Sob protesto da ala sindicato e de alguns estudantes, o impasse em torno da adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) durou mais de dois anos e meio.

No dia 30 de outubro de 2014, o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho assinou, em Brasília, o contrato da gestão compartilhada entre o HC e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Ebserh e o Ministério Da Educação.

No dia em que o Conselho Universitário (Coun) da UFPR aprovou a  gestão compartilhada do HC e da maternidade, por 31 votos contra nove, houve confusão. Diante de protestos de estudantes e servidores da UFPR, que são contrários ao acordo, a reunião precisou ser suspensa. Apenas depois de 40 dias, a sessão foi concluída e a ata que documentou a adesão à Ebserh foi redigida.

O contrato estabelece que o Hospital de Clínicas e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral continuarão sendo 100% públicos, prestando atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mantendo o papel de hospitais-escola da UFPR nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, de acordo com a universidade.

Além disso, o superintendente continuará sendo indicado pela Reitoria, a partir do quadro próprio de servidores da UFPR, ainda segundo a instituição.

À época, a UFPR informou que a Ebserh assumiu o compromisso de gerir os dois hospitais de ?forma qualificada, modernizando suas estruturas, e garantindo tanto a manutenção quanto o aprimoramento de todos os serviços de saúde prestados à comunidade?.

A empresa fornecerá relatórios semestrais à UFPR das atividades. Os recursos para a cogestão serão do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Mais Estágio & Treinee
Veja todas as Estágio & Treinee