As 7 melhores dicas para aproveitar o estágio de maneira plena

10/12/2013 - 05:50h

(Crédito: Shutterstock.com)
Tirar experiências boas de um Estágio não é complicado, mas para isso você precisa aprender as estratégias certas. Confira quais são as práticas mais eficientes para aprender com a oportunidade.

Um estágio pode significar muito para a sua carreira, desde que você se aproveite dele da maneira correta. Não é difícil tirar os melhores aprendizados dessa experiência, mas para isso será necessário adotar uma série de práticas. Confira quais são as melhores maneiras de aproveitar esta oportunidade.

As 7 melhores dicas para aproveitar o estágio de maneira plena: 1. Leve a sério

Você deve tratar o seu estágio como um Emprego de verdade, já que sempre existe a possibilidade de você ser contratado. Certifique-se de que você está agindo de maneira profissional e mostre que está interessado em trabalhar duro. Sempre existe uma oportunidade de provar as suas forças e capacidades sem deixar de aprender.

As 7 melhores dicas para aproveitar o estágio de maneira plena: 2. Participe do happy-hour

Tire vantagem dos eventos que acontecem após o horário do expediente, eles podem ser muito úteis para fortalecer as suas relações com os colegas de trabalho. Claro que você deve se lembrar de manter o mínimo de compostura, mas não deixe de se divertir pensando em estragar as relações no trabalho. Esse tipo de evento aproxima você dos seus colegas e aumenta o entrosamento dentro da empresa.

As 7 melhores dicas para aproveitar o estágio de maneira plena: 3. Faça perguntas

Uma das melhores coisas do estágio é o fato de que você pode aprender coisas novas o tempo inteiro. Aproveite essa oportunidade e resolva todas as suas dúvidas a respeito do mercado no qual está prestes a entrar. Encontre um mentor, questione a respeito de tudo o que não está claro para você. Não se sinta envergonhado, ninguém espera que você saiba tudo.

As 7 melhores dicas para aproveitar o estágio de maneira plena: 4. Tome a iniciativa

Nas primeiras semanas você ainda estará retraído, conhecendo o ambiente de trabalho e as pessoas com quem passará a se relacionar. Não deixe que isso impeça você de se oferecer para o trabalho. Tomar a iniciativa mostra que você está interessado não só em aprender, como também em ajudar as outras pessoas. Não espere que os seus superiores cheguem até você. Peça orientações a respeito dos próximos passos.

As 7 melhores dicas para aproveitar o estágio de maneira plena: 5. Mantenha uma agenda semanal de tarefas

Procure manter uma agenda semanal na qual você anota todos os compromissos e tarefas. Dedique-se a anotar não apenas o que está por vir, mas também aquilo que você já concluiu. Isso vai fazer com que você gerencie melhor o tempo disponível e se sinta incentivado por todas as tarefas que já foram feitas. Esse tipo de “diário” faz com que você se sinta motivado, olhando o que já aprendeu e tudo que já alcançou na sua carreira iniciada recentemente.

As 7 melhores dicas para aproveitar o estágio de maneira plena: 6. Mantenha contato

Quando você promete manter contato com uma pessoa, faça isso de fato. Seja ela ou você quem está deixando o trabalho. Lembre-se de que o estágio não é apenas uma oportunidade de testar a sua escolha e aprender com experiências práticas. Grande parte da mágica dessa oportunidade é conhecer pessoas capazes de ajudá-lo nos próximos anos da sua vida profissional. Peça seus contatos no LinkedIn e outras redes sociais, mantenha uma relação cordial. Você nunca sabe quando pode precisar de um deles no futuro.

As 7 melhores dicas para aproveitar o estágio de maneira plena: 7. Esteja ansioso para aprender

A melhor maneira de tirar vantagem do seu estágio é estar sempre disposto a aprender algo novo. Embora a instrução pareça clichê, esse é o momento de errar e aprender com os seus erros. Peça ajuda a quem entende mais que você sobre o assunto e, mais importante que isso, aprenda a lidar com os comentários negativos que receber.

Fonte: Universia

Mais Estágio & Treinee