Descubra qual a importância do intercâmbio

24/02/2015 - 08:12h

Untitled Document

Anualmente, a quantidade de jovens que realizam uma viagem de Intercâmbio cresce, em média, 21%. Sabendo como essa experiência pode ser relevante para sua vida pessoal e profissional, entrevistamos a Lilian Honorio, Gestora da EF Intercâmbios e o Raimundo Rebouças, estudante de Relações Públicas que ficou um mês em Nova York, para explicar melhor quais os diferenciais desta viagem internacional.

Não é apenas o inglês fluente que leva cada vez mais jovens ao intercâmbio, a liberdade, o aprendizado e o contato com novas culturas também são levados em consideração. Ficou curioso, então leia a Entrevista completa!

Seja Trainee: Além de uma significante melhora na língua estrangeira. Quais benefícios um intercâmbio pode proporcionar?

Lilian Honorio: O intercâmbio traz muitos benefícios para a nossa vida, tanto pessoal quanto profissional. Sabemos que para se destacar neste tão concorrido Mercado De Trabalho é necessário algo a mais, e os profissionais que possuem um segundo idioma e experiência internacional são os mais disputados pelas maiores companhias. Diante disto, sabemos da importância de uma vivência internacional, aplicando este conhecimento e experiência em nossa carreira.

Raimundo Rebouças: Durante o intercâmbio tive que ser independente pela primeira vez, sendo que foi a primeira vez que saí do país sozinho. Por isso, ter que resolver meus problemas sozinho foi um dos maiores benefícios que tive.

Seja Trainee: Na sua visão, por que os jovens buscam o intercâmbio?

Lilian Honorio: Cada vez mais eles estão buscando uma experiência nova, diferente de qualquer outra que já tiveram. O intercâmbio proporciona isto de uma forma completa, pois ele muda em absoluto a vida dos jovens. Eles passam a viver em outro país, em uma nova cultura, aperfeiçoando um outro idioma, e o mais importante, o fato de falar uma segunda língua é apenas uma ótima consequência da vivência internacional, pois a imersão completa em uma nova cultura proporciona isto de forma natural e completa.

Raimundo Rebouças: Busquei a experiência internacional principalmente porque queria melhorar meu inglês. Mas ele foi muito mais do que isso, pois tive a chance de ir para Nova Iorque e conhecer melhor novas culturas.

Seja Trainee: Em que sentido os jovens com intercâmbio se destacam dos demais?

Lilian Honorio: Além de ter uma experiência e uma vivência internacional, conviver com outras culturas, aprender um novo idioma é fundamental para qualquer carreira que o aluno deseja seguir. As empresas nos dias de hoje, valorizam muito os profissionais que possuem vivência em um segundo idioma, e não somente o aprendizado.

O intercâmbio hoje não é somente um diferencial, é essencial para a vida pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Raimundo Rebouças: Tive que lidar com novas culturas e aprender uma nova língua, hoje estou procurando Estágio e vejo que esta experiência me diferencia pois eu consigo mostrar aos outros a nova cultura com a qual tive mais contato. Os entrevistadores ficam interessados ao ouvir que não só tenho o inglês como também a experiência em outro país.

Seja Trainee: Existem ofertas de intercâmbio para todos os bolsos? Qual o custo médio de uma viagem?

Lilian Honorio: Sim, existem propostas que variam desde 02 semanas até 1 ano de curso de idiomas no exterior. Obviamente os valores variam de acordo com a duração do curso, e de acordo com o destino escolhido, pois existem países que o custo/benefício são mais acessíveis que outros.

Seja Trainee: Como os jovens podem se planejar para uma viagem dessas, financeira e psicologicamente?

Lilian Honorio: Planejamento é fundamental para quem deseja realizar o tão sonhado intercâmbio. As empresas de intercâmbio oferecem diversas condições de pagamento, o que facilita muito o planejamento.

Todos os alunos estão aptos para fazer um intercâmbio, porém o aluno precisa estar aberto para vivenciar uma nova cultura diferente da que está habituado. Esta é a melhor preparação psicológica que o aluno pode ter, e isto que trará o desenvolvimento esperado.

Fonte: mytrainee.com

Mais Estágio & Treinee