Leo Ar
Ser Universitario
 

Sete dicas para um bom estágio e uma boa carreira

07/01/2014 - 09:26h

Especialista da TGT Consult lista dicas para quem vai começar trajetória profissional.



Sete dicas para um bom estágio e uma boa carreiraHá alguns anos, estagiário era todo estudante que entrava em uma empresa para aprender na prática de forma lenta, gradual e homeopática. O cenário mudou e hoje, um estagiário precisa ter uma série de qualidades e comportamentos que indiquem seu potencial de construir uma boa carreira. Essa é a opinião de Waldir Arevolo, consultor sênior da TGT, que acompanha departamentos de TI há 25 anos. “As empresas não são mais apenas locais de aprendizagem para os estagiários, elas precisam de pessoas que estejam preparadas para interagir, contribuir e evoluir ali dentro. Para isso é necessário que eles tragam sua bagagem pessoal e demonstrem atitude colaborativa”, adianta o especialista.

As mudanças no contexto do Estágio incluem também a forma como os estudantes chegam até a vaga. Se antigamente havia anúncios, hoje a indicação de colegas e a recomendação de amigos são fundamentais para a conquista de uma oportunidade no mercado. Esta conquista pode acontecer por meio de redes sociais como LinkedIn e Plaxo Pulse, mas também pela participação dos jovens em comunidades e pela troca de informação no Twitter e em blogs”, explica Waldir Arevolo, que cunhou o conceito Tatuagem Digital para se referir ao histórico dos usuários na internet. “Esses rastros virtuais nos acompanham pela vida toda, como se fossem tatuagens. “A participação em redes sociais pode ser uma atividade produtiva sob vários aspectos, mas devemos fazê-la com consciência e com coerência”.

Primeiro Emprego
Para quem está em busca do primeiro trabalho, as redes sociais podem funcionar como uma vitrine. Já existem diversos relatos de processos seletivos no qual o desempate incluiu a análise do comportamento dos candidatos em ambientes virtuais. “As empresas não querem apenas estagiários que entendam as questões técnicas, mas buscam jovens que colaborem e se atualizem dos fatos que ocorrem no mundo, no seu país, na sua cidade”, alerta Arevolo, que listou a seguir sete dicas para quem está em busca de um estágio.

1. Seja conectado. Use as redes sociais ao seu favor. Atualize frequentemente seu perfil profissional para deixar claro quais são suas áreas de interesse, seus conhecimentos e até atividades extracurriculares como esporte, vida cultural e lazer.

2. Esteja antenado. Acompanhe os noticiários para desenvolver um espírito crítico em relação aos fatos. Quanto mais você souber, mais à vontade você estará para conversar e contribuir com seus chefes e colegas de trabalho.

3. Conheça e selecione a empresa onde você gostaria de trabalhar. Se ela vai te escolher, você precisa tomar essa decisão antes. É recomendado selecionar somente empresas com as quais você se identifica para se candidatar, ao invés de disparar currículo sem critérios de identificação.

4. Mantenha coerência na sua vida real e virtual. Mais cedo ou mais tarde, mentiras são descobertas. Não coloque no seu perfil qualidades que você não tem. Além de expor seu despreparo, as mentiras criam situações que você não pode resolver.

5. Fique preparado para aprender e colaborar. Um bom estágio abre muitas portas, especialmente quando você mostra que tem opinião, conhecimento e vontade de crescer na profissão. Quanto mais colaborativo for o estagiário, maiores serão as chances dele se tornar um ótimo funcionário.

6. Demonstre motivação. Criar um blog, uma comunidade ou mesmo um site com assuntos relacionados à sua carreira indica que você tem iniciativa, criatividade e está comprometido com o seu futuro contexto profissional.

7. Crie seu diferencial e deixe o mercado saber disso. Cursos de idiomas, de gestão e aprendizados voltados à área corporativa são sempre bem vistos pelos selecionadores de Recursos Humanos.

Sobre a TGT
Com mais de dez anos de mercado, a TGT Consult é composta por ex-diretores do Gartner, e faz consultoria em Estratégia, Arquitetura, Processos e Governança, além dos tradicionais diagnósticos de outsourcing e de TI customizados para o mercado brasileiro. Com atuação nacional e internacional a empresa conta com clientes como Nestlé, Vale, SulAmérica, Globo, GOL, Vivo, Petrobras, Souza Cruz, Sadia, Grupo Fiat, entre outros.


Fonte: carreiras.empregos.com.br


Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais Estágio & Treinee
Veja todas as Estágio & Treinee